Empresários criam rede para promover destino

 In Clipping

Um grupo de 20 empresas do setor de turismo de Carambeí (PR) formou uma rede para fortalecer a atividade na região. Elas decidiram se unir depois do atendimento do programa Agentes Locais de Inovação (ALI), do Sebrae no Paraná. A cidade fica na região dos Campos Gerais, destino que atrai turistas pelas belezas naturais, como serras, cachoeiras, e pela colonização holandesa.

O Sebrae auxilia as empresas na formação do grupo. A instituição realizou uma pesquisa que detectou um dos gargalos da atividade turística na localidade era a falta de integração entre os empreendedores.

“Os empresários vão elaborar um planejamento estratégico que deve contemplar as ações mais urgentes para a melhoria do turismo. Além do desenvolvimento de produtos locais e da articulação regional, a rede possibilita que os empresários organizem uma central de compras para reduzir despesas na aquisição de artigos de consumo comuns a todos”, indica a consultora do Sebrae no Paraná, Nádia Terumi Joboji.

Ela observa que o município já recebe um grande fluxo de turistas de negócios e que a formação da rede empresarial contribuirá para promover a cidade como um destino cultural, com forte apelo para a gastronomia. “No momento, o grande desafio desses empresários é a consolidação do destino. A rede deverá lançar novos produtos que façam os turistas permanecer mais tempo no município e consumirem mais”, assinala.

“A formação dessa rede é importante para o setor. Agora é preciso que um maior número de empresas e segmentos se integre ao projeto para que ganhe força”, diz o diretor-presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), Dick Carlos de Geus. No entanto, ele alerta que os participantes mantenham-se dispostos e pacientes para aguardar os resultados da inicaitiva, que virão a médio e longo prazos.

 

Fonte:

Diário Comércio Indústria & Serviços

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support