Museus em um mundo em transformação

 In Clipping, Cultura

Semana de Museus
A 10ª Semana de Museus é uma iniciativa organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC), onde museus e organizações culturais se cadastram para participar através de exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outras atividades. Este ano a temática em voga é “Museus em um mundo em transformação. Novos desafios, novas inspirações” e ocorrerá entre a semana de 14 a 21 de maio.

Exposição
A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) aproveita a oportunidade para apresentar uma exposição que faz referência a um invento que foi de grande valia tanto para a Revolução Industrial quanto para a independência feminina: “a Máquina de Costura”. Estarão disponíveis para observação cerca de dez modelos distintos de máquinas, que vão desde uma máquina de costura à manivela a outro modelo que pode ser utilizado como objeto para decoração devido a sua rara beleza e porte. Simultaneamente, haverá exposição de peças de pequeno porte relacionadas à costura e seus usos, peças para reposição e manutenção da máquina de costura, utensílios para auxiliar na costura e objetos relacionados.

Novo acesso
O município de Carambeí possui uma Reserva Particular de Patrimônio Natural – RPPN localizada no bairro Boqueirão, onde existe ainda uma nascente de água potável. Por vários anos o local foi cortado pela Rua Plácido de Castro, que servia de acesso à escola Tônia Harms e de ligação do Boqueirão com a vila Lajeado e a localidade Fazenda Santa Rosa. O proprietário da RPPN cedeu uma área lateral, distante mais de 50 metros da nascente, conforme prevê a legislação ambiental, onde a Prefeitura de Carambeí construiu um novo acesso a escola, através da Rua Rio Paranapanema, que agora serve também de ligação do perímetro urbano a zona rural e onde já está projetada a instalação de uma nova iluminação noturna e a mudança da sinalização de trânsito e alargamento da rua.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support