Expocarambeí vai mostrar avanços na produção de leite

 In Clipping

A 8ª edição da Expocarambeí, a ser realizada nos dias 18 e 19, no Parque Histórico de Carambeí, região dos Campos Gerais, vai apresentar os resultados da imigração holandesa na pecuária leiteira do Paraná. “A bacia leiteira dos Campos Gerais é, para mim, a melhor do país”, afirma o secretário da Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara.

As médias na produção de leite conquistadas na região dos Campos Gerais ultrapassam a média nacional. Segundo acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a média de produção por vaca/dia nacional é de 5 litros, a paranaense é de 10 litros e nos Campos Gerais é de 15 litros.

A bacia leiteira dos Campos Gerais contribui para que o Paraná ocupe o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de leite, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Paraná fica atrás apenas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos Campos Gerais, está o município que mais produz leite no País: Castro.

Além do bom desempenho na produção, a qualidade do leite também é reconhecida. De acordo com Ortigara, isso ocorre porque os produtores da região estão em busca de aperfeiçoamento e as cooperativas agroindustriais estão fazendo investimentos para agregar valor ao produto in natura. Prova desses investimentos é o índice apresentado pela região, que conta com 2,25% do número de produtores do Estado e uma produção que ultrapassa 14% do total de leite produzido no Paraná.

Para ler na íntegra, clique aqui. 

 

Leia também em:

Lobo Notícias

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support