Semana de Museus inicia com exposição da UEPG
O Parque Histórico de Carambeí iniciou a programação da 10ª Semana de Museus com a abertura da exposição “Um Olhar, Dois Olhares, Três Olhares …”, na noite desta segunda-feira (14), na Casa da Memória. A exposição é composta por obras impressionistas feitas por estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
A Semana de Museus tem como objetivo marcar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) nas mais de 1100 instituições, das 27 unidades da federação, cadastradas no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com programação diversificada como palestras e exposições.
Esta foi a segunda vez que o Parque Histórico de Carambeí (PHC) participa da semana comemorativa. “Estou muito contente com essa parceria com a UEPG que se estreita cada vez mais”, destacou o presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus.
O reitor da UEPG, João Carlos Gomes, salientou o papel do Parque como espaço cultural. “Nossa região foi presenteada com a criação do Parque e eventos como esse dão oportunidade de que mais pessoas possam conhecer esse local maravilhoso que, sem dúvidas, é uma referencia em nosso Estado”, disse.
Exposição – A exposição é composta por 32 obras que retratam os olhares dos acadêmicos do 3º ano do curso de Artes Visuais, sobre o PHC, suas paisagens e arquitetura. De acordo com a professora e organizadora da exposição, Adriana Rodrigues Suarez, a ideia para fazer as obras expostas surgiu de um passeio que o grupo fez no parque. “A partir da seleção das fotografias deles foram feitas obras em aquarela, grafite e tinta a óleo”, explicou.
Segundo Adriana, esta é a terceira exibição pública das obras. “Espaços como o Parque são importantes para aquelas pessoas que querem mostrar sua arte”, afirmou. As obras também foram expostas na UEPG e no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.
Semana de Museus – A programação dessa semana no PHC conta ainda com a exposição de antigas Máquinas de Costura, intitulada “Da Revolução Industrial à Independência Feminina”, e ainda da encenação, no próximo dia 19, na Vila Histórica que retrata o início da colonização na Carambeí de 1900.
Além da diretoria do Parque, participaram da solenidade o Chefe do Departamento de Artes da UEPG, Nelson Silva, o chefe do departamento de Cultura de Carambeí, Rosnei Rodrigues de Oliveira, o presidente do Rotary Clube de Carambeí, Marcelo Costa, e aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes da UEPG e comunidade.