Semana de Museus inicia com exposição da UEPG

 In Destaque, Noticias

O Parque Histórico de Carambeí iniciou a programação da 10ª Semana de Museus com a abertura da exposição “Um Olhar, Dois Olhares, Três Olhares …”, na noite desta segunda-feira (14), na Casa da Memória. A exposição é composta por obras impressionistas feitas por estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A Semana de Museus tem como objetivo marcar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) nas mais de 1100 instituições, das 27 unidades da federação, cadastradas no Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com programação diversificada como palestras e exposições.

Esta foi a segunda vez que o Parque Histórico de Carambeí (PHC) participa da semana comemorativa. “Estou muito contente com essa parceria com a UEPG que se estreita cada vez mais”, destacou o presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus.

O reitor da UEPG, João Carlos Gomes, salientou o papel do Parque como espaço cultural. “Nossa região foi presenteada com a criação do Parque e eventos como esse dão oportunidade de que mais pessoas possam conhecer esse local maravilhoso que, sem dúvidas, é uma referencia em nosso Estado”, disse.

Exposição – A exposição é composta por 32 obras que retratam os olhares dos acadêmicos do 3º ano do curso de Artes Visuais, sobre o PHC, suas paisagens e arquitetura. De acordo com a professora e organizadora da exposição, Adriana Rodrigues Suarez, a ideia para fazer as obras expostas surgiu de um passeio que o grupo fez no parque. “A partir da seleção das fotografias deles foram feitas obras em aquarela, grafite e tinta a óleo”, explicou.

Segundo Adriana, esta é a terceira exibição pública das obras. “Espaços como o Parque são importantes para aquelas pessoas que querem mostrar sua arte”, afirmou. As obras também foram expostas na UEPG e no Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

 

Semana de Museus – A programação dessa semana no PHC conta ainda com a exposição de antigas Máquinas de Costura, intitulada “Da Revolução Industrial à Independência Feminina”, e ainda da encenação, no próximo dia 19, na Vila Histórica que retrata o início da colonização na Carambeí de 1900.

Além da diretoria do Parque, participaram da solenidade o Chefe do Departamento de Artes da UEPG, Nelson Silva, o chefe do departamento de Cultura de Carambeí, Rosnei Rodrigues de Oliveira, o presidente do Rotary Clube de Carambeí, Marcelo Costa, e aproximadamente 100 pessoas, entre estudantes da UEPG e comunidade.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support