Expocarambeí: a maior feira do Brasil de gado holandês preto e branco
Os melhores criadores de gado holandês nos Campos Gerais tiveram a oportunidade de mostrar os avanços de seus planteis durante este último final de semana, durante a 8ª edição da Expocarambeí, que foi realizada no Parque Histórico de Carambeí.
“Esse evento tem a importância de divulgar o que existe na região, pois aqui temos o que existe de melhor em genética na pecuária leiteira”, destacou Renato Greidanus, presidente da Batavo Cooperativa Agroindustrial. “Esta é a maior exposição do Brasil, em quantidade, de bovino holandês preto e branco”, afirmou.
Segundo Renato, além do produtor divulgar a qualidade do seu rebanho a nível nacional alavanca negócios futuros. “Temos ainda a possibilidade dos produtores interagir para melhorar ainda mais a qualidade, a eficiência e a produtividade do rebanho leiteiro”, disse.
“Esses eventos servem de vitrine para todo o Brasil”, disse Frans Borg, presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, que ressaltou que o investimento em genética nessa bacia leiteira remonta mais de 50 anos. “Nossa tecnologia, genética e qualidade animal e de produção são de extrema importância para a atividade e estamos bastante avançados, mas sempre necessitamos de melhoramentos para nos mantermos competitivos”, frisou.
Erik Bosh, presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, destacou o papel das cooperativas em ofertar o que há de melhor em tecnologia aos produtores. “É sempre interessante promover a competição saudável entre os produtores para que eles almejem as melhorias genéticas, que são os principais pontos para que eles se mantenham em condições de produzir com eficiência”, disse.