Medidas para ano do cooperativismo são discutidas na Agrobrasília

 In Clipping, Cooperativismo

“Este é um ano emblemático que traz muita expectativa e responsabilidade”, avaliou Luis Fernando Tividini, coordenador de apoio a organizações associativas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), fazendo alusão a 2012: o ano do cooperativismo – determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O coordenador ainda ressaltou a importância do modelo de desenvolvimento. “O trabalho cooperado fortalece o setor econômico, social e cultural. Tudo de forma sustentável”, garante.

A ponderação de Tividini ocorreu durante o debate sobre a atual conjuntura do cooperativismo no Brasil, nesta quarta-feira (16), na 5ª edição da Agrobrasília – a grande feira do cerrado brasileiro, que acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, por meio do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

“É necessário ouvir as entidades representativas para estabelecer as políticas públicas setoriais efetivas”, afirmou Vera Daller, diretora do Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Vera ainda confirmou que o trabalho de organização do ano comemorativo, iniciado em dezembro de 2011, é continuo.

Realizado em forma de talk show – tipo de debate onde um grupo de pessoas se reúne e discute vários tópicos que são sugeridos –, o evento reuniu representantes de vários Ministérios e entidades representativas do setor, além de cooperados de todo o Brasil.

O mediador das discussões, Luiz Lesse Moura Santos, técnico do Denacoop e presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores do Poder Executivo Federal em Brasília, foi escolhido para a função por conseguir analisar ambos lados do discurso. “Os debates foram enriquecedores”, afirmou. “Podemos ver com clareza que no governo temos pessoas com espírito cooperativista, com comprometimento e boa vontade”, acrescentou.

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support