Rotary Club de Carambeí adere a projeto de recuperação da estação férrea do Boqueirão

 In Destaque, Noticias

O Rotary Club de Carambeí aderiu ao projeto de recuperação da estação ferroviária do Boqueirão apresentado à sociedade pelo Parque Histórico de Carambeí. A questão foi votada pelos membros da entidade nesta quarta-feira (23) e obteve apoio maciço, selando a base de uma parceria. A próxima etapa desse projeto é a apresentação ao Conselho Municipal de Cultura.

“Teremos uma excelente oportunidade para desenvolver uma questão social para a comunidade do Boqueirão”, destacou o presidente do Rotary Marcelo Costa. A votação foi fruto de uma apresentação realizada pelo presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus, e pela curadoria executiva do Parque na reunião anterior do Rotary.

“Precisamos do envolvimento da sociedade civil organizada nesse projeto, que trará benefícios ao município. Por isso propomos essa parceria entre o Parque e o Rotary”, salientou Dick.

Por ser patrimônio histórico protegido pela União, a estação pode se transformar em um espaço com função social à comunidade, principalmente a do bairro Boqueirão, que encontra-se na periferia da cidade. A prefeitura já foi oficiada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que se manifeste a cerca do interesse de receber as estações do Boqueirão e Alto Carambeí, e lhes dar destinação social adequada.

A proposta foi apresentada durante reunião onde foram destacadas a importância histórica e cultural que esta ação representa ao município e ao turismo regional; a exemplo do que ocorre atualmente em Ponta Grossa, na estação do Guaragi, onde o Rotary local está atuando junto ao poder público para a restauração.

Carambeí – A antiga estação encontra-se há aproximadamente 100 metros da Casa da Amizade (onde ocorrem as reuniões do Rotary) e está habitada irregularmente. Segundo Marcelo, o Rotary de Carambeí já entrou em contato com o Clube Rotário de Ponta Grossa, que está participando do processo da estação do Guaragi.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt