Energia renováveis serão foco de investimentos nos próximos anos

 In Clipping, Sustentabilidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou novas regras para a produção de energias renováveis que favorecem bastante os investimentos no setor. Os consumidores agora estão autorizados a instalar pequenos geradores para injetar energia na rede em troca de créditos. O Sistema de Compensação de Energia é válido para geradores que utilizem fontes recomendadas de energia (hídrica, biomassa, solar e eólica).

A nova regulamentação favorece tanto o consumidor que deseja investir em tecnologias para a produção de energia renovável quanto empresas produtoras e distribuidoras, que passam a reduzir o consumo em horários de pico.

Pelas novas regras, cada unidade geradora (fazenda, edifício ou residência) se transforma em um gerador de energia em potencial. Além de passar a ser autossuficiente, as fontes geradoras também podem se beneficiar com créditos recebidos por fornecerem eletricidade sobressalente à rede.

De acordo com um recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), as fontes de energia renováveis serão o maior foco de investimentos no mundo nos próximos anos. A Europa, por exemplo, deve produzir 100% de energia renovável até o ano 2050, sem sacrificar o crescimento econômico. O Brasil é um dos pioneiros, possuindo hoje 46% de energia vinda de fontes renováveis.

Fonte:

Centro de Produções Técnicas

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support