Energia renováveis serão foco de investimentos nos próximos anos
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou novas regras para a produção de energias renováveis que favorecem bastante os investimentos no setor. Os consumidores agora estão autorizados a instalar pequenos geradores para injetar energia na rede em troca de créditos. O Sistema de Compensação de Energia é válido para geradores que utilizem fontes recomendadas de energia (hídrica, biomassa, solar e eólica).
A nova regulamentação favorece tanto o consumidor que deseja investir em tecnologias para a produção de energia renovável quanto empresas produtoras e distribuidoras, que passam a reduzir o consumo em horários de pico.
Pelas novas regras, cada unidade geradora (fazenda, edifício ou residência) se transforma em um gerador de energia em potencial. Além de passar a ser autossuficiente, as fontes geradoras também podem se beneficiar com créditos recebidos por fornecerem eletricidade sobressalente à rede.
De acordo com um recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), as fontes de energia renováveis serão o maior foco de investimentos no mundo nos próximos anos. A Europa, por exemplo, deve produzir 100% de energia renovável até o ano 2050, sem sacrificar o crescimento econômico. O Brasil é um dos pioneiros, possuindo hoje 46% de energia vinda de fontes renováveis.
Fonte: