André Rieu e o velho debate da cultura como entretenimento

 In Clipping, Cultura

Responda rápido: cultura é entretenimento ou é arte? Ou ambos? O debate, sempre presente no âmbito da música e do cinema, ganhou impulso na última semana com a chegada do maestro holandês André Rieu a São Paulo. Conhecido por grandes espetáculos visuais em que toca valsas vienenses e trilhas sonoras, ele faz uma impressionante série de 24 shows na cidade – todos eles praticamente esgotados, com ingressos que chegam a custar 600 reais. Com milhões de fãs ao redor do mundo, os números de Rieu impressionam: o violinista já vendeu mais de 30 milhões de CDs e DVDs – 1 milhão de DVDs só no Brasil. Seu sucesso, porém, levanta questionamentos no meio erudito. Os mais puristas o acusam de distorcer a imagem da música clássica. E até os músicos mais jovens, ainda que também influenciados pela música pop, dizem que o caminho de Rieu não deve ser seguido por outros. A maioria reclama que o público leigo pode acabar considerando Rieu um exemplo da música clássica tradicional quando, na verdade, não é.

No mês passado, o compositor e crítico musical Leonardo Martinelli escreveu um artigo para a revista Concerto no qual chama Rieu de “falsificador”. “Ele vende uma imagem falsificada da música clássica. A música clássica não é apenas aquilo”, diz Martinelli ao site de VEJA. “Ele distrai o seu ouvido com toda aquela parafernália visual. Tanto que isso é estatístico: ele vende mais DVDs do que CDs”, afirma, e propõe um desafio: “Vamos ouvir a música de Rieu de olhos fechados, tirar as luzes, o glitter e os efeitos e ver se a ideia se sustenta.”

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support