Cooperativa pode ser saída para produção de biocombustível

 In Clipping, Cooperativismo

Produtores nordestinos de cana irão participar de uma reunião com dirigentes do Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB) e do Ministério de Agricultura (Mapa) para tentar evitar o fechamento de usinas na região.

O encontro, que será realizado nesta sexta-feira (15), às 10h, na sede do BNB em Fortaleza, abordará a criação, financiamento e o modelo de gestão de cooperativas de produtores de cana. O setor propõe a formação de cooperativas para retomar o funcionamento de unidades indústrias na região, a exemplo da Catende, em Pernambuco, e da Manoel Costa Filho, no Ceará. A ação visa contribuir na necessária ampliação da produção de etanol.

Além de ampliar a produção do combustível verde nacional, a retomada do funcionamento de usinas por meio de cooperativas pretende contribuir para a sustentabilidade do setor sucroenergético e sua cadeia econômica. Esta é a tese da União Nordestina dos Produtores de Cana ((Unida) e das entidades de fornecedores de cana nos estados da região. “A medida servirá à necessidade do próprio governo federal que precisa aumentar a produção de etanol, a fim de torná-lo competitivo no mercado nacional”, destaca o presidente da entidade dos produtores, Alexandre Andrade Lima. No entanto, em contradição à necessidade de mais cana e etanol, várias usinas fecharam ou estão fechando, como nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, além de diversas em Pernambuco.

 

Fonte:

Easycoop

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support