Empresas brasileiras utilizam apenas 25% de recursos da Lei Rouanet
Em 2011, R$5.5 bilhões foi o valor autorizado pelo Ministério da Cultura para o financiamento de 7.917 projetos por meio da Lei Rouanet – que permite às empresas investir parte dos impostos devidos à União no patrocínio de produções e eventos culturais. Destes, porém, apenas pouco mais de R$1.3 bilhão foram destinados à viabilização dos 3.645 projetos que de fato saíram do papel.
Apesar de estar em vigor já há vinte anos, a Lei Rouanet – junto às demais leis federais, estaduais e municipais de incentivo a projetos culturais, esportivos e socioambientais por renúncia fiscal – representa um universo ainda muito pouco explorado pelas organizações, que não possuem o conhecimento e a estrutura necessários para identificar oportunidades, receber e analisar a grande demanda de captadores que batem à porta em busca de recursos.
Por outro lado, artistas plásticos, atores, restauradores, produtores culturais, esportistas, atletas e produtores são excepcionais e únicos na sua vocação específica, porém falta-lhes uma competência essencial para que seus projetos se viabilizem: o talento para vendas. Um vendedor sabe, conhece e gosta de marcar reuniões, olhar nos olhos dos clientes e ter alternativas no momento de fechar um negócio; o artista ou atleta não está preparado para isso.