Presidente do OCB participa de debate na Rio+20

 In Clipping, Cooperativismo

Segurança alimentar e sustentabilidade no agronegócio. O assunto foi discutido na manhã desta terça-feira (19) por representantes da indústria e de outros setores, entre estes o cooperativismo, governo e pesquisadores, no Espaço Humanidade 2012, durante a Rio+20.
A mesa de abertura foi composta pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o diretor do Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Deagro/Fiesp), Benedito da Silva Ferreira, e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Gilberto Soares.
O superintendente e o gerente de Desenvolvimento de Ramos e Mercado da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Renato Nobile e Gregory Honczar, respectivamente, também estavam presentes no evento.
Na abertura do evento, o ministro destacou a capacidade do Brasil em cumprir metas de sustentabilidade e de se comprometer com a erradicação da pobreza no campo e nas cidades, fruto da estabilidade econômica atual. “Estamos perseguindo um modelo de agropecuária que conserve a biodiversidade, proteja a qualidade do solo e da água, e que seja capaz de favorecer a inclusão produtiva e promover a erradicação da pobreza”, afirmou.
O presidente do Sistema OCB ressaltou que o cooperativismo já tem trabalhado nesse sentido, inserindo os agropecuaristas tanto econômica quanto socialmente, e contribuindo diretamente para a produção de alimentos a partir de práticas sustentáveis. “Nosso movimento gera trabalho e renda para o homem do campo, e tem a promoção do desenvolvimento sustentável como um de seus compromissos prioritários”, disse.
O líder cooperativista também enfatizou o caráter empreendedor do movimento como um caminho para fazer de situações adversas, oportunidades. Para exemplificar de que maneira isso ocorre, o presidente Freitas fez referência à crise de 2008. “Enquanto o mundo vivia uma crise financeira e, mais ainda de credibilidade, o cooperativismo mostrou sua força e fez dos momentos difíceis, oportunidades de crescimento. Exemplo disso, foram as cooperativas de crédito, que, com a saída das tradings, se mobilizaram e viabilizaram a produção do seus associados”, comentou.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

 

Leia também em:

Easycoop

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support