Cooperativas celebram ano mundial do setor

 In Clipping, Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo está marcado para o próximo dia 7. A data, comemorada anualmente no primeiro sábado do mês de julho, desde 1923, terá este ano mais motivos para celebração: a instituição, pela Organização das Nações Unidas (ONU), de 2012 como Ano Internacional das Cooperativas.

Com o tema “Cooperativas constroem um mundo melhor”, o ano de festividades terá atividades em todo o país e ao redor do mundo. Em Minas Gerais não é diferente. Entre debates, campanhas e atividades comemorativas sobre o assunto, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sistema Ocemg) prepararam um evento esportivo, a Corrida da Cooperação, que será realizada no domingo, dia 8 de julho.

A Corrida, que tem cunho social, é gratuita e aberta ao público. Será realizada na Praça Nova da Pampulha, a partir das 08h, com a participação de mais de três mil pessoas, entre cooperativistas, familiares, atletas e amigos.

As inscrições dos corredores estão condicionadas à troca de alimentos não perecíveis pelo Kit de participação que contém bolsa, camisa em tecido tecnológico 100% poliamida, squeeze, chip eletrônico de cronometragem descartável e número de peito. A organização espera arrecadar mais de seis toneladas de alimentos com a iniciativa e as doações serão destinadas a instituições beneficentes de Belo Horizonte.

O objetivo da atividade é aproximar a sociedade dos preceitos cooperativistas e provocar uma reflexão sobre a grande responsabilidade do trabalho das cooperativas para o desenvolvimento econômico e social de cada localidade.

O reconhecimento da ONU, instituindo 2012 como ano das cooperativas, reafirma a participação dessas instituições neste crescimento. É o que afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “As cooperativas realmente constroem um mundo melhor, seja por meio da geração de emprego e renda, seja pelas oportunidades sociais que promovem ou ainda pelo crescimento coletivo das localidades em que estão inseridas. No domingo, realizaremos um grande evento, que ressaltará, sobretudo, a importância socioeconômica das cooperativas, com muita alegria e espírito de solidariedade”, enfatizou.

Para mais informações, acesse: www.minasgerais.coop.br/corridadacooperacao.

Cooperativismo

O cooperativismo é um movimento que une desenvolvimento econômico e bem-estar social. As cooperativas são organizações que reúnem pessoas, visando atender as necessidades dos membros integrantes, ou seja, os cooperados, e não o lucro, procurando alcançar a prosperidade conjunta, além de colaborarem para o entorno da localidade em que estão inseridas.

A primeira cooperativa do mundo foi criada em 1844, em Rochdale, em Manchester, na Inglaterra, por 28 operários, em sua maioria tecelões. Em reunião, eles definiram os princípios de um novo sistema socioeconômico e o estatuto do empreendimento. A doutrina se espalhou pelo mundo e diversas instituições foram criadas. Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas são sócias de cooperativas em todo o mundo, geradoras de mais de 100 milhões de empregos. Somente no Brasil são 6.652 e Minas Gerais soma mais de 800 instituições.

 

Fonte:

Tribuna Hoje

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support