A sustentabilidade em sistemas associativistas

 In Clipping, Sustentabilidade

Cada vez mais discutida mundialmente, a questão da sustentabilidade está longe de deixar de ser um tema polêmico. Sabe-se que para manter uma produção de fato sustentável, é preciso focar não apenas nos fatores ambientais, mas também nos sociais e econômicos. O fato é que, quando se trata do aspecto social, ainda falta educação e esclarecimento sobre a adoção de práticas sustentáveis bem empregadas e seus benefícios para o próprio sistema de produção, principalmente em pequenas produções, onde o acesso a essas informações fica ainda mais difícil.

— É muito difícil inter-relacionar os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade. Mas hoje, quando falamos em sustentabilidade, devemos deixar claro que não só os aspectos ambientais devem ser o foco, mas também os econômicos e socioeconômicos — afirma Harold Ospina Patino, diretor do IV SIMBRAS e professor associado 2 no programa de pós-graduação em zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Para ele, atingir esses três aspectos é difícil, mas não é uma meta impossível. Como exemplo disso, ele cita a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).

— Nosso país é líder mundial na produção agrícola e agropecuária. Realmente, quando falamos sobre os desafios que o mundo está exigindo de países como o Brasil, surge claramente a necessidade do cuidado com as práticas utilizadas no sistema de produção para evitar os impactos ambientais. Em cima da mesa mundial de discussão, o fator ambiental aparece como um dos itens fundamentais no sistema de produção — explica o professor.

Segundo ele, felizmente, o Brasil tem hoje tecnologia de ponta para lidar com o impacto ambiental na maioria dos tipos de produção. Por outro lado, ele diz que ainda faltam investimentos na educação como forma de incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis.

— Nós, como brasileiros, precisamos trabalhar a mudança da educação para que as pessoas passem a enxergar a produção animal e vegetal com outra ótica. Para mim, nossa chance para um futuro melhor seria mostrar às crianças de hoje o quanto é importante a sustentabilidade para suas próprias vidas — afirma.

 Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support