Parque Histórico de Carambeí recebe Selo ODM

 In Destaque, Noticias

O Parque Histórico de Carambeí recebeu o Selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nesta terça-feira (17), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Selo certifica as organizações parceiras do Movimento Nós Podemos Paraná, pela contribuição na implantação dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

“Ficamos muito satisfeitos com o reconhecimento que estamos recebendo. Primeiro ganhamos o Selo Carbono Zero, do Instituto Chico Mendes; depois o Top de Marketing, da ADVB; e hoje somos agraciados com o Selo ODM, de boas práticas, instituídos pela ONU e capitaneados no Paraná pela Fiep”, destacou Dick de Geus, Presidente do Parque Histórico de Carambeí. “Isso demonstra o empenho do Parque, em prol da sustentabilidade, em especial quanto ao objetivo 8 – “Todos trabalhando pelo desenvolvimento” que é a essência do cooperativismo”, afirmou.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou que as empresas e associações que receberam o Selo nesta noite tem mais do que responsabilidade social, mas uma responsabilidade com o ser humano. “Eles estão certificados por boas práticas e a partir de agora tem uma responsabilidade muito maior”, enfatizou. Campagnolo contou que o compromisso da instituição é o de dobrar o número de empresas certificadas para a próxima edição do programa, não só no Paraná, pois, segundo ele, “estamos sendo convidados para replicar nossa experiência em outros Estados”, disse.

Maria Celina Arraes, coordenadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organizações das Nações Unidas considera que para atingir os ODM todos têm que participar, os governos, as empresas e as pessoas. “O Selo é o reconhecimento justamente da ação de vários segmentos da sociedade em prol desse fim e nós damos a maior importância, pois essa é a essência deste movimento, que é um esforço pela melhoria de vida das pessoas”, disse.

Maria Aparecida Zago Udenal, coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, da Fiep, explicou que este é um movimento nacional pela cidadania e solidariedade que trabalha para melhorar os índices ligados à fome e a miséria; educação básica de qualidade a todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e o esforço de todos pelo desenvolvimento.

Segundo a coordenadora, 110 empresas e instituições estão recebendo o Selo, demonstrando o quanto é importante o trabalho da sociedade, do segundo e terceiro setor, em prol dessa agenda mundial chamada Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “A participação do Parque Histórico de Carambeí é importantíssima, porque ele é mantido e criado pela Batavo Cooperativa Agroindustrial, e ele traz um diferencial para a campanha – o comprometimento por parte de uma instituição diferenciada, porque normalmente vemos envolvidas instituições que trabalham com a geração de renda ou meio ambiente. Então termos o Parque Histórico sendo certificado, trabalhando e divulgando as práticas da ODM é para nós um diferencial para o nosso trabalho”, concluiu.

Um parceiro do Parque Histórico, o Jornal da Manhã, também foi agraciado com o Selo pelo projeto Vamos Ler, do qual o Parque também faz parte. Participaram ainda da solenidade Wagner Caetano, secretário geral da Presidência da República, o vice-presidente do Parque Histórico de Carambeí, Franke Dijkstra, e aproximadamente 350 pessoas.

 

Para acessar a galeria de fotos, clique aqui.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support