Investimentos em energias renováveis precisam ser duplicados
Para limitar a 2ºC o aumento da temperatura global a longo prazo, os investimentos em energias renováveis devem ser duplicados até 2020. É o que conclui o livro “Perspectivas Tecnológicas de Energia 2012: Caminhos para um Sistema de Energia Limpa”, elaborado pela Agência Internacional de Energia – AIE.
A obra afirma que é possível aproveitar a evolução tecnológica para reduzir a dependência do sistema energético pelos combustíveis fósseis, minimizar as emissões nos setores da indústria e ainda aumentar a eficiência energética.
Entre as recomendações para reduzir a emissão de carbono, a AIE indica diminuir progressivamente os subsídios aos combustíveis fósseis. Além disso, também recomenda o desenvolvimento de planos estratégicos para acelerar os projetos de inovação e melhorar a eficiência energética em todos os setores de consumo de energia.
Energia brasileira
Atualmente, enquanto a média mundial é de aproximadamente 13%, a matriz energética brasileira possui 45% de energias renováveis. Segundo Moacir Bertol, secretário adjunto de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia, a previsão do governo é de que até 2020 essa participação atinja 47,7%.
Fonte: