Cooperativismo pode trazer mais lucro aos negócios
É cada vez mais crescente a concentração e expansão de grandes grupos empresarias na agricultura mundial. Impulsionados pela necessidade de ter mais eficiência, escala e competitividade, os pequenos e médios produtores rurais do estado veem no modelo de cooperativismo a oportunidade de se tornarem ‘grandes’ e conseguirem se manter na atividade dentro deste atual ambiente de negócios. E é exatamente estas vantagens que a Aprosoja irá apresentar, nos próximos dias 22 e 23 de agosto, em um Seminário de Cooperativismo, que será realizado em Sorriso.
Por meio do Cooprosoja – Programa de Fomento e Intercâmbio de Cooperativas de Produtores, a entidade objetiva estimular os agricultores a trabalharem em grupos ou em cooperativas para redução de custos e aumento dos ganhos.
O seminário vai reunir especialistas no assunto, como o professor Fábio Chaddad, um dos principais consultores e estudiosos em estratégia e organização de cooperativas, com muitos trabalhos realizados no setor. Chaddad é atualmente professor da Universidade do Missouri (EUA), e vem a Mato Grosso para apresentar o estudo que está realizado em conjunto com a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) sobre as melhores práticas cooperativistas do estado. O professor levantou dados e analisou o atual modelo das dez maiores cooperativas agrícolas do estado.
Segundo o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, o modelo antigo de cooperativismo afastou muitos produtores. “Queremos agora resgatar a confiança deste sistema e mostrar para os produtores que é possível trabalhar em cooperativas, atendendo aos atuais modelos de negócios. Realizamos uma ampla pesquisa e contratamos uma consultoria especializada no assunto, para munir os interessados de informações e exemplos bem sucedidos de trabalho em cooperativas”, afirmou Fávaro.
Leia também em:
Recent Posts