Cooperativismo de crédito deve crescer no Brasil
Cento e dez anos de história, presente em dez estados, mais de dois milhões de associados e 113 cooperativas integradas, além de uma rede de atendimento em 905 municípios. O Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicredi) é um dos participantes do 3º Fórum Nacional sobre Cooperativas de Crédito de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores. O evento será realizado na terça-feira (21), no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS).
O Sebrae realiza o Fórum em parceria com a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), das 8h às 17h. O encontro faz parte da programação do 9º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), também em Nova Petrópolis, de 21 a 23 de agosto.
O Sicredi é um dos três grandes sistemas de cooperativas de crédito do Brasil e um dos maiores da América Latina. O cooperativismo de crédito contribui para suprir a necessidade de acesso a produtos e serviços financeiros de seus associados.
Por meio do Sicredi, onde os associados são donos do negócio, tanto as pessoas quanto as empresas têm acesso à conta corrente, poupança, linhas de crédito (empréstimo, financiamento, desconto), cartões de crédito e débito, seguros, previdência e outros produtos e serviços. O Sistema possui total de ativos de R$ 29,5 bilhões, patrimônio líquido de R$ 4 bilhões e carteira de crédito de R$ 15,2 bilhões.
Segundo o superintendente de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, Paulo Valadares Pereira, as cooperativas de crédito têm se firmado como um sistema mais inclusivo, participativo e justo, e atuam como um modelo de organização econômica da sociedade. O Banco é uma das entidades do Sistema e o instrumento de acesso dessas cooperativas ao mercado financeiro.
Outro ponto observado pelo superintendente do Banco Cooperativo Sicredi diz respeito à educação financeira, que, na visão dele, deve acompanhar a oferta de produtos e serviços. “Como a cooperativa nasce na região em que opera, ela tem um conhecimento profundo do mercado local. Assim, pode orientar melhor o associado na escolha de produtos e serviços adequados a sua necessidade”, afirma.