Cooperativismo de crédito deve crescer no Brasil

 em Clipping, Cooperativismo

Cento e dez anos de história, presente em dez estados, mais de dois milhões de associados e 113 cooperativas integradas, além de uma rede de atendimento em 905 municípios. O Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicredi) é um dos participantes do 3º Fórum Nacional sobre Cooperativas de Crédito de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores. O evento será realizado na terça-feira (21), no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS).

O Sebrae realiza o Fórum em parceria com a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), das 8h às 17h. O encontro faz parte da programação do 9º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), também em Nova Petrópolis, de 21 a 23 de agosto.

O Sicredi é um dos três grandes sistemas de cooperativas de crédito do Brasil e um dos maiores da América Latina. O cooperativismo de crédito contribui para suprir a necessidade de acesso a produtos e serviços financeiros de seus associados.

Por meio do Sicredi, onde os associados são donos do negócio, tanto as pessoas quanto as empresas têm acesso à conta corrente, poupança, linhas de crédito (empréstimo, financiamento, desconto), cartões de crédito e débito, seguros, previdência e outros produtos e serviços. O Sistema possui total de ativos de R$ 29,5 bilhões, patrimônio líquido de R$ 4 bilhões e carteira de crédito de R$ 15,2 bilhões.

Segundo o superintendente de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, Paulo Valadares Pereira, as cooperativas de crédito têm se firmado como um sistema mais inclusivo, participativo e justo, e atuam como um modelo de organização econômica da sociedade. O Banco é uma das entidades do Sistema e o instrumento de acesso dessas cooperativas ao mercado financeiro.

Outro ponto observado pelo superintendente do Banco Cooperativo Sicredi diz respeito à educação financeira, que, na visão dele, deve acompanhar a oferta de produtos e serviços. “Como a cooperativa nasce na região em que opera, ela tem um conhecimento profundo do mercado local. Assim, pode orientar melhor o associado na escolha de produtos e serviços adequados a sua necessidade”, afirma.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt