Livro apresenta trajetória do cooperativismo de crédito

 In Clipping, Cooperativismo

Uma visão histórica, contemporânea e de futuro de um modelo que existe há 110 anos no Brasil e apresenta grandes perspectivas de crescimento é a base do livro O Cooperativismo de Crédito – Ontem, Hoje e Amanhã, que será lançado na noite desta terça-feira (21), na abertura do 9º Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis (RS). De autoria de Ênio Meinen, diretor de Operações do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), e Márcio Port, presidente do Sicredi Pioneira, a obra destaca um artigo assinado pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Ênio Meinen explica que o livro se divide em três momentos. No primeiro, Ontem, aparece a trajetória recente do cooperativismo de crédito. “Mostramos os principais avanços e aprendizados que levaram à construção da história desse modelo”, diz. No Hoje, segundo o autor, há um diagnóstico apurado sobre a situação do cooperativismo, que é comparado ao sistema bancário tradicional. “Falamos d os princípios que guiam esse sistema”, revela.

No Amanhã, Ênio informa que se destacam um plano de ações e estratégias. O objetivo, conforme aponta o diretor do Bancoob, é ampliar a participação do cooperativismo de crédito no Produto Interno Bruto (PIB) financeiro. “Temos como meta saltar dos atuais 2,2% para algo entre 5% e 10% nos próximos dez anos”, adianta.

No livro, está o artigo Oportunidades do Cooperativismo de Crédito junto aos Pequenos Negócios, escrito pelo diretor-técnico do Sebrae. “A contribuição de Carlos Alberto dos Santos com este texto dá direcionamento sobre como as cooperativas podem exercer maior atratividade em um público que reúne micro e pequenas empresas e empreendedores individuais”, conta Ênio Meinen.

 

Para ler na íntegra, clique aqui. 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support