Dia 12 de setembro, dia de eleição na Holanda
Alguns acham o sistema político holandês complicado. Muitos votam sem saber em quem ou o porquê votar. A porcentagem de pessoas que
votam na Holanda é baixa e nem todos eleitores votam em todas as eleições. A eleição para os membros da Segunda Câmara é vista como a eleição mais importante. Por isso devemos, como brasileiros naturalizados, nos informar e exercer nosso papel de cidadão holandês. Vamos todos no próximo dia 12 de setembro participar das eleições.
Claro que antes de votar é importante saber o mínimo como a política holandesa funciona. Mas a política holandesa desde 1500, como quase tudo na história europeia, tudo termina e recomeça com a queda de Napoleão, vamos partir do ano de 1815, com o surgimento do Parlamento Holandês (Staten Generaal) e o retorno da família Oranje van Nassau, onde desde então, a Holanda é uma Monarquia Institucional.
Desde 1813, quando Napoleão perdeu a batalha de Waterloo e Willem I voltou aos Países Baixos como nobreza, o rei e/ou a rainha (atualmente a Rainha Beatrix) é o(a) Chefe do Estado. Sua função é representar o país dentro e fora do território holandês. O monarca se reúne frequentemente com o primeiro ministro, assina todos os decretos reais (por exemplo, as solicitações de naturalização) e participa da formação do gabinete.
Recommended Posts