31ª edição da Expoflora agita Holambra, no interior de São Paulo
A cidade de Holambra, a 140 quilômetros da capital paulista, recebe entre os dias 30 de agosto e 23 de setembro a 31ª edição da Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.
A temática deste ano é o amor, que estará presente na exposição de arranjos florais (O amor em flores e cores), na 8ª mostra de paisagismo Minha Casa Meu Jardim (Um amor de jardim), que reúne 20 ambientes projetados por paisagistas, arquitetos e designers e em outras atrações.
As novidades em flores e plantas ornamentais como a Planta Ovo, lírio dobrado sem pólen e orquídeas exóticas podem ser vistas no ambiente “Novos Olhares” e na decoração dos carros alegóricos da Parada das Flores, às 16 horas, que leva até o local da tradicional Chuva de Pétalas.
Para quem quiser comprar produtos cultivados na cidade há o Shopping das Flores, um espaço de 3,3 mil metros quadrados localizando na entrada do evento, que substitui o antigo Garden Center.
A culinária holandesa também é outro destaque da Expoflora. Entre as sobremesas típicas estão a hollandse duet (dueto holandês), um creme de baunilha acompanhado pelo speculaas (biscoito de canela) e especiarias; poffertjes (fofinhos), doce de origem francesa semelhante à uma panquequinha, acompanhada de manteiga, açúcar ou morango com chantilly; e o stroopwafel (waffles com caramelos). Na pausa para o almoço, as sugestões são o StampotWortel SpareRibs met Appelmoes (costelinha com batido de cenoura e purê de maçã) e o pannekoek (panqueca aberta com recheio incorporado à massa e gratinada com queijo gouda).
A cultura holandesa também é celebrada através das danças típicas. Cerca de 300 jovens, de 10 grupos, se apresentam em quatro palcos do recinto, a partir das 14h30. As coreografias, ensaiadas pelo professor Piet Schoemaker, são inspiradas na natureza e nas tradições do povo holandês.