Em novembro, fórum reunirá cooperativas do Paraná

 In Clipping, Cooperativismo

O cooperativismo está em festa em todo o mundo, com a celebração do Ano Internacional das Cooperativas. E, para encerrar as comemorações, o Paraná está organizando eventos como o FórumCoop 2012, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, em Carambeí, na região paranaense dos Campos Gerais. A iniciativa é da Associação do Parque Histórico de Carambeí (APHC), em parceria com as cooperativas Batavo, Castrolanda, Capal e Sistemas OCB e Ocepar, com apoio de diversas outras entidades. Segundo o presidente da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) e diretor da APHC, Dick Carlos de Geus, a ideia é valorizar a oportunidade concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A programação do FórumCoop 2012 contempla a realização de um seminário técnico sobre o cooperativismo, que irá acontecer no Clube Social de Carambeí nos três dias do evento. Haverá debates sobre o papel do cooperativismo no país, o futuro do setor, oficinas com exemplos de sucesso das cooperativas do Paraná nos ramos agropecuário, saúde, crédito, transporte, educacional e turismo e lazer. Será ainda elaborada a Carta de Carambeí, que deverá ser enviada a autoridades como parte integrante do Ano Internacional do Cooperativismo.

 

Festa da Colheita

O Parque Histórico também será palco de apresentações culturais e étnicas, com shows especiais e apresentações de grupos folclóricos, entre outros. O FórumCoop terá outras atrações, a exemplo do Festival de Tortas e da encenação da “Festa da Colheita”, roteiro que conta a saga dos imigrantes holandeses no início de Carambeí, incluindo um dia de campo com colheita. “Queremos dar uma demonstração de como o agricultor colhia muitos anos atrás, visando mostrar a evolução da tecnologia ao longo dessas décadas”, explicou Geus.

 

Fonte:

Jornal de Beltrão

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support