Cooperativa Educacional Mineira é exemplo para o Brasil
“Ao invés de mudar de São Roque de Minas, resolvemos mudar São Roque de Minas”. Essa foi a frase que, Joãozinho Leite, presidente da Sicoob Saromcred, uma cooperativa de crédito da cidade que fica 320 quilômetros dBelo Horizonte, usou para contar a história de um município que estava enfraquecendo, mas que renasceu graças ao trabalho conjunto da população.
São Roque de Minas tem pouco mais de seis mil e seiscentos habitantes, sobreviventes do êxodo rural. Graças ao surgimento da cooperativa, no inicio dos anos de 1990, a foi solução encontrada. “Nós queríamos o mínimo de dignidade. Resgatar os serviços bancários básicos de uma cidade. Pagar funcionários e aposentados”. Declarou Joãozinho.
Após solidificação, a cooperativa começou a investir no comércio local, trazendo segmentos que não existiam na cidade. Como por exemplo, o Instituto Ellos de Educação, uma cooperativa educacional, criada pela insatisfação de um grupo de pais com os métodos de ensino da região na época junto com a Cooperativa Saromcredi. Hoje são 104 cooperados e 30 funcionários. Há 13 anos, a escola oferece educação cooperativista, a 130 alunos do maternal ao 3º ano do ensino fundamental.