Parque Histórico apresentará novidades durante o Fórum Coop

 In Destaque, Noticias

A mecanização do moinho, da ferraria e da marcenaria ficaram prontas para que os visitantes do evento já possam vê-los em funcionamento.

Os visitantes do Parque Histórico de Carambeí a partir desta sexta-feira (23) poderão ver funcionando o moinho e os equipamentos da ferraria e da marcenaria. O projeto de mecanização da Vila Histórica durou aproximadamente quatro meses e as máquinas passaram a funcionar como no início do século.

“O moinho do Parque era uma peça ilustrativa, então completamos o equipamento necessário com peças de madeira e da época, e o colocamos para funcionar”, contou Luis Pereira restaurador e especialista em mecanização de máquinas antigas, que realizou o projeto junto com o filho Daniel. “O moinho está pronto para, quem sabe, fazer a farinha ou o fubá especial do Parque Histórico”, disse.

Segundo Pereira, os demais maquinários foram interligados com motores quase centenários, da mesma forma como foram concebidos originalmente. “Usamos polias de madeira e correias planas”, explicou.

Mecanização – A primeira oportunidade para que os visitantes do Parque possam ver esses equipamentos em funcionamento será nesta sexta-feira (23), na realização da encenação do cotidiano no início dos anos 1900, durante o Fórum Coop.

A encenação contará com aproximadamente 50 voluntários que, caracterizados, mostrarão a todos as atividades de produção, comerciais e do modo de vida dos primeiros imigrantes da região. “Daremos vida à Vila Histórica do Parque”, contou Annie Bosch coordenadora da atividade.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support