Parque Histórico de Carambeí conta com a parceria do BRDE

 In Cooperativismo, Destaque, Noticias

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) foi fundada em 2001 com o objetivo de resgatar, preservar e difundir a história da colonização holandesa nos Campos Gerais. Em 2011, para celebrar os 100 anos da colonização holandesa, a APHC inaugurou a Vila Histórica, uma nova ala construída no Parque Histórico de Carambeí (PHC), que se

tornou a maior área museal a céu aberto da América Latina. Atualmente, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) integra, através da Lei Rouanet, que regulamenta o incentivo à cultura e possibilita que empresas e pessoas físicas apliquem parte do Imposto de Renda em projetos culturais, o grupo de parceiros da APHC.

O BRDE foi fundado em 1961 para melhor

atender empreendedores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul em suas necessidades de crédito. A instituição financeira de fomento apoia projetos de investimento em todos os ramos da economia. Para Jorge Gomes Rosa Filho, vice-presidente e diretor Financeiro do BRDE, o banco, em seus 52 anos de fundação, construiu uma relação muito forte com o setor agropecuário do Paraná, um dos principais veios econômicos do Estado e que nasceu e se aprimorou com o trabalho dos imigrantes que aqui aportaram.

Os primeiros holandeses chegaram à região dos Campos Gerais em 1911, onde criaram raízes. Depois de muita luta para vencer as dificuldades enfrentadas na “nova terra”, construíram um legado por meio da religião, educação e do cooperativismo, alicerces desta colonização. A parceria firmada entre BRDE e a APHC busca valorizar a luta dos colonos holandeses nos Campos Gerais. “A obra dessa gente, que deixou suas raízes de lado para viver uma aventura do lado oposto do Atlântico, emociona e, por conta de tudo isso, a parceria com o Parque Histórico de Carambeí significa reafirmar os propósitos basilares do BRDE de induzir e fomentar investimentos que produzam bem-estar social e, acima de tudo, reconhecer o valor de cada gota de suor derramada em nome do avanço dos Campos Gerais e, consequentemente, do Paraná”, aponta Jorge Gomes Rosa Filho.

 

 

 

 

 

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support