Parque Histórico de Carambeí participa da Semana Nacional de Museus

 In Destaque, Noticias

A Associação Parque Histórico de Carambeí realiza atividades voltadas ao evento promovido pelo IBRAN

A Semana Nacional de Museus é uma ação organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN), acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus – 18 de maio, onde organizações culturais e museus brasileiros, cadastrados, realizam atividades em comemoração à data especial. O evento museal, que está na 12ª edição, acontecerá na semana de 12 a 18 maio, com a temática “Museus: coleções criam conexões”.

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), pelo quarto ano consecutivo, integra da Semana Nacional de Museu. Os visitantes que passarem pelo Parque, durante o evento museal, irão ver exposições que foram preparadas exclusivamente para compor o calendário do IBRAN. Felipe Pedroso, historiador da APHC, destaca a relevância da Associação se mobilizar em eventos como este. “O evento é uma ação que traz visibilidade aos museus brasileiros, pois conta com uma agenda especial.  Todos se preparam e elaboram atividades especiais para a semana”.

Durante a semana museal os turistas poderão realizar visitas guiada pelo Parque Histórico, com agendamento prévio, e prestigiar as exposições que foram preparadas para o período.  A exposição ‘Beleza e Vaidade Feminina’ no início do séc. XX irá encantar com cada item cuidadosamente preparado, com objetos emprestados e doados por descendentes das primeiras famílias de imigrantes de Carambeí. A exposição do imigrante Willen Kiewiet, que ficará no Koffiehuis, é composta por quadros desenhados com nanquim. ‘À Moda da Casa’, exposição fotográfica de autoria e direção do fotógrafo Rodrigo Covolan, retrata os principais pontos turísticos e a culturais da região por meio de produções fotográficas de moda. Na sexta-feira, dia 16, os acadêmicos de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participarão de uma oficina, na Casa da Memória – no Parque Histórico, com a artista plástica, carambiense, Trudie de Geus.

Pâmela Ribas, colaboradora da APHC, comenta que a Semana de Museus atrai a público ao espaço cultural, pois as atividades realizadas são diferenciadas e sempre tem novidades que possibilitam um novo aprendizado. “É uma forma de aproximar as pessoas do museu e também de oportunizar a produção do saber”, destaca Pâmela.

Outras informações sobre a participação do Parque Histórico de Carambeí na Semana Nacional de Museus, as exposições e a agenda de visitação poderão ser obtidas pelo telefone 42 3231-5063, ou e-mail [email protected].

10297928_642703772489524_7276781925158146168_n

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support