Parque Histórico de Carambeí participa da Semana Nacional de Museus

 In Destaque, Noticias

A Associação Parque Histórico de Carambeí realiza atividades voltadas ao evento promovido pelo IBRAN

A Semana Nacional de Museus é uma ação organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAN), acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus – 18 de maio, onde organizações culturais e museus brasileiros, cadastrados, realizam atividades em comemoração à data especial. O evento museal, que está na 12ª edição, acontecerá na semana de 12 a 18 maio, com a temática “Museus: coleções criam conexões”.

A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), pelo quarto ano consecutivo, integra da Semana Nacional de Museu. Os visitantes que passarem pelo Parque, durante o evento museal, irão ver exposições que foram preparadas exclusivamente para compor o calendário do IBRAN. Felipe Pedroso, historiador da APHC, destaca a relevância da Associação se mobilizar em eventos como este. “O evento é uma ação que traz visibilidade aos museus brasileiros, pois conta com uma agenda especial.  Todos se preparam e elaboram atividades especiais para a semana”.

Durante a semana museal os turistas poderão realizar visitas guiada pelo Parque Histórico, com agendamento prévio, e prestigiar as exposições que foram preparadas para o período.  A exposição ‘Beleza e Vaidade Feminina’ no início do séc. XX irá encantar com cada item cuidadosamente preparado, com objetos emprestados e doados por descendentes das primeiras famílias de imigrantes de Carambeí. A exposição do imigrante Willen Kiewiet, que ficará no Koffiehuis, é composta por quadros desenhados com nanquim. ‘À Moda da Casa’, exposição fotográfica de autoria e direção do fotógrafo Rodrigo Covolan, retrata os principais pontos turísticos e a culturais da região por meio de produções fotográficas de moda. Na sexta-feira, dia 16, os acadêmicos de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participarão de uma oficina, na Casa da Memória – no Parque Histórico, com a artista plástica, carambiense, Trudie de Geus.

Pâmela Ribas, colaboradora da APHC, comenta que a Semana de Museus atrai a público ao espaço cultural, pois as atividades realizadas são diferenciadas e sempre tem novidades que possibilitam um novo aprendizado. “É uma forma de aproximar as pessoas do museu e também de oportunizar a produção do saber”, destaca Pâmela.

Outras informações sobre a participação do Parque Histórico de Carambeí na Semana Nacional de Museus, as exposições e a agenda de visitação poderão ser obtidas pelo telefone 42 3231-5063, ou e-mail secretaria@aphc.com.br.

10297928_642703772489524_7276781925158146168_n

Recent Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt