PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ CONQUISTA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE

 In Destaque, Noticias

Desde 2011, a região dos Campos Gerais conta com um dos maiores atrativos turísticos, históricos e culturais do estado do Paraná, o Parque Histórico de Carambeí.

Resultado de mais uma união de esforços da comunidade holandesa, sempre movida pelo espírito associativista e cooperativista, o projeto que teve início em 2001, apresenta-se hoje como o maior espaço histórico museal a céu aberto no Brasil, contendo um complexo composto por diversas construções que abrigam um riquíssimo acervo material e imaterial, responsável por proporcionar a todos uma viagem ao passado, onde em cada parada a bagagem do visitante é enriquecida com os hábitos e tradições que resistiram ao tempo.

Recentemente, um novo passo foi dado em direção à excelência, desta vez, na área da gastronomia. Com um cardápio recheado com pratos típicos da culinária holandesa e indonésia que vão desde tortas doces e salgadas, panquecas (servidas especialmente às sextas-feiras) e porções, como o bitterballen (bolinho de carne bovina com especiarias), croquetes de frango, loempia (folhado frito com recheio de carne) e poffertjes, (mini panquecas doces polvilhadas com açúcar de confeiteiro e canela) a pratos mais elaborados, servidos aos finais de semana e feriados como opção de almoço, o Koffiehuis – Confeitaria e Restaurante do Parque Histórico de Carambeí se viu motivado a oferecer muito além de uma simples refeição. Mais do que a vontade de tornar-se referência em atrativos culturais e a preocupação em proporcionar uma experiência gastronômica, o empreendimento, estabeleceu uma parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), para ir em busca da certificação e reconhecimento máximo na qualidade de produção.

Após um trabalhoso e rigoroso processo de capacitação, adaptação, avaliação e monitoramento, o Parque Histórico de Carambeí entrou para um seleto grupo de 7 empresas do estado a possuir a certificação da ABNT  (Agência Brasileira de Normas Técnicas) em procedimentos higiênico-sanitários na produção de alimentos, sendo, ainda, uma das únicas 35 empresas em todo Brasil a serem detentoras deste selo.

Pautados na ABNT NBR 15635:2008, que é a norma que especifica os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico-sanitárias adequadas para o consumo, o Koffiehuis passou cerca de três anos se preparando e se adequando em todos os aspectos para que o título fosse obtido.

Neste processo, a parceria com SEBRAE, por meio da disponibilização de consultoria, foi essencial para que as adequações fossem realizadas. Adaptações estruturais nas áreas de produção, aquisição de equipamentos, seleção de fornecedores que atendessem às normas, mudanças nos processos de gestão, capacitação de todos os funcionários para controle de produção e monitoramento foram algumas das exigências que tiveram que ser cumpridas para o sucesso da operação neste primeiro momento. Embora a certificação tenha sido obtida para o período de 3 anos, o monitoramento e as avaliações são contínuos, ou seja, um desafio diário gerado pela responsabilidade de ter a garantia de que tudo é produzido dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.

Para a coordenadora da confeitaria e restaurante, Priscila Heck, embora o processo tenha sido bastante rígido, todo o empenho dedicado às adaptações estruturais e de recursos humanos que foram feitas, o reconhecimento e o engajamento dos colaboradores envolvidos foram a grande recompensa por toda dedicação. “Além disso, é a certeza de que a nossa proposta vai muito além de servir um prato típico, estamos ofertando qualidade de procedência e a garantia na segurança de nossos visitantes ao consumir nossos produtos”, acrescenta.

O Koffiehuis – Confeitaria e Restaurante possui capacidade de atendimento para cerca de 130 pessoas simultaneamente e um fluxo semanal de aproximadamente duas mil pessoas, além dos constantes eventos aos quais atende. O local é aberto de terça a domingo das 11h às 19h (sexta-feira até 21h).

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support