Dia Nacional do Turismo estimula visitação em espaços culturais
Nesta semana aproveite para conhecer o patrimônio histórico da região e visite o Parque Histórico de Carambeí.
O Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 2 de março, tem por finalidade promover a pratica do turismo e conscientizar os brasileiros das belezas culturais e naturais do país. Este dia também é explorado de modo a valorizar as atividades turísticas. O turismo tem vários segmentos e uma excelente alternativa de passeio para comemorar o Dia do Turismo é visitar museus, pois estes ambientes nos proporcionam conhecer a história e a cultura de um povo. Na região dos Campos Gerais tem o Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, onde é possível conhecer a história e a cultura dos imigrantes holandeses. Aproveite esta semana para fazer turismo em espaços culturais e apreciar o patrimônio histórico da região.
Para a estagiária do Parque Histórico de Carambeí e acadêmica de Turismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Larissa Podolan viajar é um modo de conhecer novas culturas. “Viajando, podemos romper as barreiras culturais e adquirir novos conhecimentos por meio da experiência”.
O turismo e a cultura devem andar juntos, pois ligados atraem visitantes e fomentam a economia de locais considerados atrativos turísticos. Em 2014, o Parque Histórico de Carambeí atraiu cerca de 50 mil visitantes. A visita ao museu proporciona ao visitante uma volta no tempo, fazer uma viagem nas décadas de 20 e 50, conhecer a história e a cultura dos imigrantes em Carambeí. Na réplica da Vila de Carambehy o visitante encontra utensílios que atualmente não são utilizados, objetos que muitas vezes nem imaginou existir. A gastronomia típica holandesa e indonésia, servida no Koffiehuis Confeitaria e Restaurante – Parque Histórico de Carambeí, atrai muitos turistas, pois a combinação de sabores, texturas e cores proporcionam uma sensação única ao paladar.
Unindo a história da imigração, a cultura e a culinária típica o Parque Histórico de Carambeí oferece ao visitante uma experiência diferenciada. “No Parque Histórico de Carambeí, é possível que o turista se envolva com as culturas existentes, com o meio ambiente e jeito de viver do local, experimente a gastronomia e tenha vivências com a identidade do destino, ao invés de apenas contemplar e registrar imagens, valorizando a história, costumes e tradições culturais”, explana Larissa.