Parque Histórico de Carambeí resgata uma antiga brincadeira de Páscoa

 In Destaque, Noticias

DCIM100MEDIA

Crianças que visitarem o Parque Histórico na Páscoa poderão procurar ovos nos jardins.

‘Zoek de eieren!’ (Procure os Ovos) é uma tradição milenar que a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) resgata para entreter as crianças que visitarem o Parque na Páscoa. No dia 5 de abril, a partir das 14h, meninos e meninas que estiverem no Parque Histórico participarão da brincadeira ‘Caça aos Ovos’.
O ovo é um dos símbolos do cristianismo e colorir ovos tornou-se uma tradição para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. A APHC retoma esta prática com intuito de proporcionar as crianças reviver a tradição de seus antepassados. “É interessante para esta geração vivenciar uma experiência como está que, quase em desuso, já fez alegria de seus avós”, comenta o historiador da instituição Felipe Pedroso. Regina Los Machado, descendente de uma das primeiras famílias de imigrantes holandeses que chegaram a Carambeí, anima-se com a inciativa da Associação. “É importante manter as tradições. Ainda hoje decoro minha casa para a Páscoa”.
A família Los manteve viva esta tradição e ainda hoje escondem ovos no jardins. Regina, conta que guarda com muito carinho esta recordação de sua infância e hoje passa aos seus filhos e sobrinhos. “Quando éramos pequenos meus pais escondiam cestas com ovos na sala de casa. Os anos se passaram e as comemorações de Páscoa continuaram na casa do ‘opa’ (avô) Theo, agora com os netos, passamos a esconder os ovos nos jardins, em arbustos, copas de árvores e em todos os lugares possíveis. É a maior diversão para os netos. Todos participam, pequenos e grandes saem a procura dos ovos”, relata Regina.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support