Museus por uma sociedade sustentável

 In Destaque, Noticias

_MG_1537

Parque Histórico se prepara e organiza atividades para receber visitantes durante a Semana Nacional de Museus.
A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), pelo quinto ano consecutivo, integra o calendário de atividades do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e participará da Semana Nacional de Museus, realizada de 18 a 24 de maio. O evento tem o intuito de comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e a cada edição tem uma nova temática sugerida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). O tema para a 13ª Semana de Museus é “Museus por uma sociedade mais sustentável”.
Museus e instituições culturais se mobilizam com atividades relacionadas ao tema do evento e por meio de ações específicas visam aumentar o número de visitantes neste período. Para a acadêmica de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e estagiária da APHC, Larissa Podolam, esta movimentação é positiva e proporciona a comunidade conhecer melhor o Parque Histórico. “É importante a Associação participar da Semana de Museus, pois valoriza a instituição. Com as oficinas e exposições temporárias, organizadas para a semana, a APHC possibilita ao público saber mais sobre o papel do museu em si, a história e composição da identidade carambeiense”, comenta.
A APHC encontrou facilidade em preparar atividades específicas para a Semana de Museus, pois o tema proposto é trabalhado no cotidiano da associação explica o historiador, Felipe Pedroso. “Existe uma visão distorcida de sustentabilidade que muitas vezes está ligada apenas a preservação e conservação ambiental. O conceito sustentabilidade abrange tanto ambiental quanto o econômico e social. Na instituição este tema é trabalhado em diferentes modos. Para a sustentabilidade social o Parque serve como plataforma propulsora para estimular as práticas produtivas da comunidade com recursos locais”, explica.
Para incitar a sustentabilidade social a APHC fez uma parceria com o SEBRAE que ministrará uma palestra voltado aos empreendedores do município. Como tema “Economia Criativa e Economia da Experiência” o curso, que será realizado no dia 20 de maio, tem por finalidade ensinar a comunidade utilizar dos recursos que possui para lograr êxito em seus estabelecimentos.
A programação do evento museal, no Parque Histórico, ainda conta com atividades direcionadas a grupos de crianças entre 8 e 12 anos. Para organizar estas atividades a associação contou com alguns de seus parceiros que prepararam oficinas utilizando o tema sustentabilidade.
A CCR Rodonorte, para integrar a semana, realizará uma oficina de horta sustentável, no dia 20 de maio, e mostrará aos alunos como funciona a ‘Casa da Sustentabilidade’, no Parque Histórico, no local desde as telhas até os móveis são reaproveitados. A ação proposta pela Tetra Pak® consiste em oferecer às crianças uma atividade prática que estimule a conscientização ambiental, no dia 22 de maio, realizará na APHC uma oficina de reciclagem.
Para participar da Semana Nacional de Museus, agende uma visita guiada pelo Parque Histórico e conheça a história e a cultura dos imigrantes no município. Durante a visitação no Parque é possível visitar a ‘Casa da Floresta Plantada’ ambiente destinado a difundir a silvicultura, atividade ligada ao cultivo de florestas. Ainda compõe as ações da Semana a exposição fotográfica da Batavo Cooperativa Agroindustrial e a exposição Memória Comunicativa – As faces da Tecnologia. Outras informações e reservas de grupos pelo e-mail [email protected].

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support