Carambeí Terra de Imigrantes – A presença italiana
A Itália vivenciou diversos conflitos no processo de unificação de seu território, que ocorreu em meados do século XIX.
As dificuldades resultantes do período, como o desemprego, falta de recursos para a sobrevivência e o clima de tensão bélica motivou o êxodo de muitos italianos.
Do grande fluxo migratório europeu para o Brasil, milhares de famílias italianas estabeleceram-se massivamente no sul do país e no estado de São Paulo, destas tantas, centenas de outras, migraram para a região dos Campos Gerais, atraídos pela esperança de uma nova possibilidade de vida, voltada agora para a agropecuária e também pela prática do comércio que a região possibilitava.
Em Carambeí, os italianos auxiliaram consideravelmente no desenvolvimento da região, tendo como destaque a atuação no ramo madeireiro.
Serão representados na 8ª Festa dos Imigrantes pela presença do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade e pelas tradicionalíssimas e saborosas pizzas italianas.