Em cartaz no Parque Histórico de Carambeí mostra fotográfica Interidades

 In Destaque, Noticias

 

_MG_1683

FOTO: Fayson Merege

 

O Parque Histórico de Carambeí recebe, a partir do dia 4 de julho, a mostra fotográfica ‘Interidades’ que retrata a troca de experiências entre duas gerações distintas, crianças e idosos, que uniram-se por meio da música. A exposição de fotos fica em cartaz na Vila Histórica, do Parque, até o dia 13 de setembro, abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h.

Em 2014, o gestor cultural e arte-educador Eziquiel Ramos realizou dois projetos de musicalização em Carambeí, um com crianças da rede pública de ensino e outro com a terceira idade, paralelemente uniu os dois corais e desenvolveu o ‘Projeto Interidades’.

Na atividade, Eziquiel buscou trabalhar a socialização entre os grupos, o afeto e o respeito, utilizando da música como intermediária na ação. “Minha intenção era que o projeto servisse como modelo para outras cidades. E funcionou! Tanto que, neste ano, recebi uma ligação de Minas Gerais, de pessoas que leram meus artigos na internet e queriam saber mais sobre esta experiência intergeracional. Independente do lugar, desejo que mais pessoas se levantem para projetos como este”, explana o arte-educador.

Durante a execução do ‘Projeto Interidades’ Ezequiel propôs uma parceria com Centro Europeu de Ponta Grossa que resultou na mostra fotográfica. O coordenador do curso de Fotografia da instituição, Marcelo Pereira Leite, com alguns alunos da instituição abraçaram a causa o que resultou na exposição homônima.

Marcelo conta que inicialmente animou-se com a proposta de fotografar espetáculos e apresentações do projeto. Participar do ‘Interidades’, como fotógrafo, foi uma experiência única que levará para a vida toda, uma vez que, fazer fotos artísticas e eternizar as emoções de crianças e idosos, foi um trabalho de muito aprendizado. “Em alguns momentos eu não sabia se fotografava, ou se parava e ficava assistindo. Tiveram momentos de arrepiar, que mexeram muito comigo e precisei respirar fundo para continuar. São situações que não esperava, no envolvimento dos idosos com as crianças, parecia que todos eram crianças e só se distinguia as crianças e os idosos pelas marcas do tempo, mas a interação era tanta que todos pareciam com a mesma idade”, relata Marcelo.

Atualmente, Eziquiel desenvolve outros projetos de socialização para a escola Day Care, de Ponta Grossa. “Do mesmo modo que realizei o ‘Projeto Interidades’ que teve o objetivo socializar pessoas de diferentes gerações, atualmente desenvolvo projetos para a escola Day Care como o ‘Little Helpers’ que aborda a generosidade entre pessoas de classes sociais diferentes, por meio de aulas de economia, produção e momentos de socialização”, finaliza o gestor cultural.

Recent Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support