Mulheres contam como era o cotidiano na Colônia de Carambehy
Historiadores do Parque Histórico realizam série de entrevistas com senhoras da comunidade
O Núcleo de Patrimônio e História, da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), reuniu um grupo formado por algumas senhoras imigrantes e descentes das primeiras famílias de imigrantes do município, na quarta-feira (15), no Parque Histórico de Carambeí (PHC) para dar continuidade ao resgate da história das mulheres na comunidade.
A atividade integra as ações que farão uma releitura da narrativa da mulher na formação e na consolidação da Colônia de Carambehy, posteriormente se tornará uma exposição de longa duração ‘Espaço da Memória Feminina’, que ficará no piso superior da Casa da Memória do Parque Histórico.
O núcleo de historiadores idealizou a criação do espaço feminino com a exposição ‘Beleza e Vaidade Feminina – no início do século XX’, atividade que integrou a Semana Nacional de Museus em maio de 2014.
O ambiente dedicado a mulher segue os conceitos da museologia social, que busca com a contribuição das senhoras dar voz e representatividade a figura do feminino. “Trata-se de uma história de mulheres contada por elas mesmas. Serão as senhoras que definirão a narrativa da exposição ‘Espaço da Memória Feminina’. Neste projeto, nós iremos dar o devido reconhecimento as mulheres e as tornaremos protagonistas da história”, explica Felipe Pedroso historiador da APHC.
Confira na galeria de fotos como foi a segunda tarde de entrevistas: