Arraiá do Parque promove resgate de dança folclórica catira

 In Destaque, Noticias

 

2

 

Com uma clássica festa caipira a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) oferece ao público um evento diferenciado e se propõe a resgatar e preservar as práticas caipiras da cultura brasileira. O Arraiá do Parque será no sábado (8), das 14h às 22h, no Parque Histórico de Carambeí com entrada franca.

A programação do evento contará com música sertaneja de raiz, brincadeiras, fogueira, comida típica caipira, mostra de quadrilha e casamento na roça. Serão quatorze grupos de dança a se apresentar no festerê. Como em todos os eventos realizados pela instituição o retorno ao típico é prioridade, em uma das apresentações de quadrilha um dos grupos participantes resgatou uma típica dança folclórica do interior do Brasil, a catira.

A catira não se sabe ao certo como e onde surgiu, mas é uma dança legitimamente brasileira com influência de diferentes culturas, como: indígena, africana, portuguesa e espanhola. A dança folclórica é originária de áreas com tradição sertaneja.

Durante a exibição da quadrilha da Pastoral da Juventude de Carambeí, convidados para encerrar a mostra de dança, a coreógrafa do grupo Bruna Rafaela Pontes Kremer irá inserir na apresentação passos de catira. “Serão apenas segundos de catira, incrementando a quadrilha, mas que trazem um imenso significado. Foi essa a primeira e genuína dança caipira que permitiu o nascimento das demais danças que hoje conhecemos, incluindo as sertanejas”, explica.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support