Festa de Sinterklaas dá início a programação do Natal no Parque
Associação Parque Histórico de Carambeí preserva tradição dos imigrantes holandeses e comemora o dia de São Nicolau.
Ele não é o Papai Noel! Mas tem cabelo e barba branca, usa roupa vermelha, carrega um cajado, tem ajudantes, chega em dezembro e traz presentes. Toda semelhança é mera coincidência. No dia 5 de dezembro, algumas semanas antes do Natal, em Carambeí os descentes de holandeses preservam a tradição de seus antepassados e fazem uma festa para celebrar o dia de Sinterklaass (São Nicolau).
No sábado, dia de abertura do Natal no Parque, a partir das 16h, durante o Museu Interativo (encenação do cotidiano dos imigrantes na Colônia de Carambehy) será realizada a Festa de São Nicolau. Os voluntários da comunidade, descendentes das primeiras famílias de imigrantes holandeses do município, reunirão as crianças para celebrar o dia de Sinterklaas com o intuito de preservar a tradição de seus ancestrais. “É interessante a preservação da cultura dos antepassados que eles mantém, assim como sua propagação passada entre gerações, este é um gesto que simboliza respeito as suas raízes”, comenta o Felipe Pedroso, historiador da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC).
As pessoas que quiserem conhecer a história de São Nicolau, vivenciar a herança cultural dos imigrantes holandeses, estão convidados a visitar o Parque Histórico, no sábado, para junto com os participantes do Museu Interativo festejarem Sinterklaas.
Sinterklaas
Bispo da Turquia, Nicolau era uma pessoa que gostava de ajudar os necessitados e com o passar dos anos a história se transformou e criou-se uma lenda entorno da figura deste senhor. As crianças acreditam que ele é um bispo que mora na Espanha e todo ano, acompanhado de seus ajudantes os Zwarte Pieten, chega de barco a Holanda para entregar presentes para os garotos bonzinhos.