Festa de Sinterklaas dá início a programação do Natal no Parque

 In Destaque, Noticias

_MG_8421_compressed
Associação Parque Histórico de Carambeí preserva tradição dos imigrantes holandeses e comemora o dia de São Nicolau.

Ele não é o Papai Noel! Mas tem cabelo e barba branca, usa roupa vermelha, carrega um cajado, tem ajudantes, chega em dezembro e traz presentes. Toda semelhança é mera coincidência. No dia 5 de dezembro, algumas semanas antes do Natal, em Carambeí os descentes de holandeses preservam a tradição de seus antepassados e fazem uma festa para celebrar o dia de Sinterklaass (São Nicolau).
No sábado, dia de abertura do Natal no Parque, a partir das 16h, durante o Museu Interativo (encenação do cotidiano dos imigrantes na Colônia de Carambehy) será realizada a Festa de São Nicolau. Os voluntários da comunidade, descendentes das primeiras famílias de imigrantes holandeses do município, reunirão as crianças para celebrar o dia de Sinterklaas com o intuito de preservar a tradição de seus ancestrais. “É interessante a preservação da cultura dos antepassados que eles mantém, assim como sua propagação passada entre gerações, este é um gesto que simboliza respeito as suas raízes”, comenta o Felipe Pedroso, historiador da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC).
As pessoas que quiserem conhecer a história de São Nicolau, vivenciar a herança cultural dos imigrantes holandeses, estão convidados a visitar o Parque Histórico, no sábado, para junto com os participantes do Museu Interativo festejarem Sinterklaas.

Sinterklaas
Bispo da Turquia, Nicolau era uma pessoa que gostava de ajudar os necessitados e com o passar dos anos a história se transformou e criou-se uma lenda entorno da figura deste senhor. As crianças acreditam que ele é um bispo que mora na Espanha e todo ano, acompanhado de seus ajudantes os Zwarte Pieten, chega de barco a Holanda para entregar presentes para os garotos bonzinhos.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support