Parque Histórico será palco de Natal Polonês
O memorial de imigração holandesa, o Parque Histórico de Carambeí, recebe grupo folclórico polonês para celebrar o nascimento de Cristo.
A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) abre espaço para que outras etnias, além dos holandeses, comemorem o Natal segundo a herança cultural de seus antepassados. Os poloneses, representados pelo Wisla Grupo Folclórico Polonês do Paraná, celebrarão o nascimento do menino Jesus durante a programação do Natal no Parque. No domingo (13), às 19h30, o Parque Histórico será palco do Jaselka que é o Auto de Natal polonês.
A encenação do Jaselka é realizada no Brasil desde 1970, pelo Wisla, tradição medieval polonesa o Auto de Natal tem caráter artístico. Lourival Araújo, diretor artístico e coreógrafo do grupo polonês, visa cativar a plateia com a apresentação. “O Jaselka do grupo Wisla é um espetáculo que mescla dança, teatro e a tradição cristã que envolve e emociona o público”.
Com trajes muitos coloridos, representando diferentes regiões e classes sociais da Polônia, e com muita música os dançarinos realizam um belíssimo espetáculo onde a estrela principal é o menino Jesus, acompanhado de José e Maria, que recebe a visita dos reis magos. A estrela guia, o arcanjo Gabriel e seus anjos também enriquecem a apresentação.
Serviço
O maior museu histórico a céu aberto do Brasil, o Parque Histórico de Carambeí, entre os dias 11 e 23 de dezembro, abre para visitação das 11h às 22h. Durante a noite os visitantes poderão passear pelas alas museais que estão com decoração e iluminação natalina.
Aos finais de semana a instituição está com uma programação diferenciada devido aos evento de Natal. Mais informações e programação completa do evento no site www.aphc.com.br