Parque Histórico lança material voltado ao professor

 In Destaque, Noticias

_MG_9264

Museu histórico propõe diálogo com escola, visando proporcionar aos alunos um conhecimento aprofundado durante as visitas a instituição.
O Núcleo de História e Patrimônio da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), maior museu histórico a céu aberto do Brasil, preparou uma cartilha de apoio histórico-pedagógico direcionada aos educadores. O material exerce a função de guia didático e visa instruir os professores sobre as temáticas que podem trabalhar com seus alunos antes, durante e após a visita ao Parque Histórico.
A Cartilha de Aproveitamento de Visitação Pedagógica Parque Histórico de Carambeí elaborada por Jamaira Jurich Pillati, mestre em História e professora da rede de ensino público do Paraná, é um roteiro para os educadores que pretendem visitar o Parque Histórico acompanhado de seus alunos. “O enfoque principal do material é para o professor de História, pois além de apresentar os espaços que serão encontrados no Parque, o educador poderá estabelecer recortes pedagógicos que pautem a visita e assim fazer um maior proveito do passeio no museu”, salienta Jamaira.
“Certamente é um material rico que pondera reflexões e análises do professor frente ao seu planejamento, remetendo também essa facilidade aos recortes temáticos presentes na Cartilha”, afirma a Assessora Pedagógica da Escola Evangélica de Carambeí, Francine Guilherme de Souza, e diz que o material irá contribuir muito com o seu trabalho e da sua equipe pedagógica.
O material possibilita o diálogo entre a instituição museal e a escolas, amplia a visão do corpo docente e é possível ser utilizado de modo interdisciplinar, continua Francine. “A Cartilha vem contribuir para esse processo pedagógico, amplificando a visão do professor em relação a conteúdos relacionados a todas as disciplinas e não somente a de História, como comumente se costuma associar. O material abrange conceitos pontuais e esclarecedores, dentro de uma linguagem acessível, resumida e direta que evidencia parte da história do Parque Histórico de Carambeí e contribui para uma relação dialética entre sala de aula e o museu”.
Quando questionada sobre a visita em museus ser uma atividade multidisciplinar Elizabeth Johansen, professora do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e doutoranda em Geografia, salienta que os é necessário professores de campos distintos perceberem que existem diferentes tipologias de museus e explorar isto em favor da educação. “O usual é que professores do ensino fundamental 1, ou então, os professores de história sejam os que mais levem seus alunos a museus, mas essa é uma realidade que pode se modificar quando professores de diferentes campos do conhecimento perceberem o quanto os museus auxiliam na construção do conhecimento de seus alunos, visto que existem diferentes tipologias de museus e não apenas os históricos. Qualquer tipo e tamanho de museu possui um caráter educativo, mesmo que não desenvolva atividades específicas de ação educativa, pois a instituição “museu” é um espaço educativo por si só, visto que apresenta e preserva formas culturais iguais e/ou distintas das que praticamos na atualidade, assim como representa “tempos” passados”.
Johansen, ainda comenta sobre a necessidade dos professores levarem seus alunos a instituições museais com propósito pré-definido, pois a atividade proporciona aos estudantes um conhecimento diferenciado e aprofundado, “É interessante ressaltar que numa visita a um museu o professor desenvolve outras capacidades de observação nos alunos, já que esses não precisam apenas ouvir o que o professor fala, mas também ver a cor, sentir a textura, ter noção do tamanho e em alguns casos até sentir o cheiro, enfim, uma visita a um museu desperta a utilização de diferentes sentidos, que muitas vezes em sala de aula isso não ocorre”.
O historiador da APHC, Felipe Pedroso, relata que com o lançamento da Cartilha inicia uma nova etapa de trabalho no Parque Histórico, que passa a exercer seu lugar ao lado de outras instituições museais. “Diferentemente da maioria dos museus, o Parque foi criado com o objetivo de fomento turístico, fazendo a lógica inversa dentro das instituições museais. Nesta nova etapa, o Parque Histórico assume o seu papel social enquanto museu e investe em atividade e formação de corpo técnico para receber a comunidade escolar e pedagógica”.
A educação como um todo lucra quando uma instituição museal se propõe a fazer ações direcionadas as escolas, como a que o Parque Histórico está propondo. “O museu deve estar aberto às necessidades e expectativas vindas da escola. Assim como os professores devem se preparar para levar seus alunos a um museu, conhecendo antecipadamente a instituição e tendo claro o que eles querem com essa visita, o museu deve estar aberto para ‘ouvir’ o que os professores têm a dizer sobre o espaço e sobre as atividades educativas que a instituição desenvolve”, expõe Elizabeth.
O historiador da APHC espera, com este projeto, estreitar a relação com as escolas para no futuro formar um público que frequente museus. “Ações como esta não irão emitir resultado imediato, será um trabalho de resultados de médio a longo prazo para formar um público visitante de museus, mais crítico e consciente do patrimônio cultural que o cerca”.
O material será distribuído gratuitamente pela instituição aos educadores que visitarem o Parque Histórico e também está disponível em PDF no link.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support