A educação na Colônia Carambehy

 In Destaque, Noticias

7
Sala de aula na Colônia Carambehy década de 1930 – Acervo APHC

A educação na colônia, durante as primeiras décadas do séc. XX, era voltada aos aspectos locais, se preocupando em preencher as necessidades da comunidade. Divida de acordo com o gênero da criança, a escola ensinava a ler e a escrever, assim como a cuidar da casa, lidar com os trabalhos domésticos e a trabalhar no campo.
Além de preparar os alunos para o trabalho agropecuário – atividade primária da colônia – a escola era também responsável por evangelizar, ensinar os fundamentos religiosos e formar os valores morais da criança. Essa função social era o objetivo do ensino de caráter religioso, que funcionava de acordo com as especificidades dos alunos. Um exemplo disso é o fato de crianças de idade e níveis diferentes estudarem juntas na mesma de sala de aula e com o mesmo professor.

8
Atividade na Escola da Colônia Carambehy, década de 1940 – Acervo APHC

Posteriormente, durante o governo de Getúlio Vargas (1937- 1945), o sistema educacional paranaense passa por uma reforma e a escola se estabelece como uma instituição formal e nacional, que passa a obedecer os novos métodos de ensino estabelecidos pelo governo. Nesse processo, devido ao contexto mundial de conflitos entre nações, como a Segunda Guerra Mundial, o ensino da língua portuguesa se torna obrigatório e o ensino da língua estrangeira é proibido nas escolas. Assim, na década de 40, o holandês deixa de ser ensinado dentro das salas de aula em Carambeí.
Com a vinda desse sistema de ensino, a Escola Fundos de Pilatos (inaugurada em 1944), se adapta de acordo com a legislação e passa a ter cinco séries em sua grade, ao invés de apenas três como tinha incialmente, e também, adere o ensino do português para os seus alunos, que era lecionado por Geralda Harms. Já em 1948, a Escola veio a ser substituída pela Escola de Carambeí-Pilatos, construída pela comunidade, onde hoje funciona a Fundação Batavo, contando com a presença das professoras Geralda Harms, Maria Harms e Thereza Gaertner Seifarth. Mais tarde, em 1953, o holandês volta a ser ensinado nas salas de aula graças a vinda do professor holandês Henri Van Westering para Carambei.

Lucas Kugler – Historiador e responsável pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support