Parque Histórico resgata tradição germânica de Páscoa

 In Destaque, Noticias

 

_MG_8687_compressed

Osterbaum, tradicional árvore de Páscoa alemã é destaque em decoração do museu.

O maior museu histórico a céu aberto do Brasil, o Parque Histórico de Carambeí visa proporcionar aos visitantes uma imersão em diferentes culturas. Neste mês a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) possibilitará aos turistas que visitarem o museu até o dia 27 março, conhecer a tradição germânica de Páscoa.

O historiador do Núcleo de História e Patrimônio da APHC, Vilmar Carvalho, explica a razão pela qual a instituição dissemina os costumes das diferentes etnias presentes em Carambeí. “Toda a memória deve ser guardada. O museu, uma instituição de guarda e preservação, tem o objetivo de difundir as diversas memórias que dialogam com sua identidade. Isso permite com que várias culturas e etnias presentes na comunidade de Carambeí estejam salvaguardadas dentro do museu, proporcionado de maneira mais ampla a produção do conhecimento histórico ao público visitante. Deste modo, o visitante tem o contato com a vivência de mundos diferentes dentro de um mesmo universo”.

O Parque Histórico está se transformando pelo espírito da Páscoa e voluntárias de descendência alemã se propuseram a decorar o museu para a data comemorativa. Com esta decoração a equipe pretendente mostrar aos visitantes um pouco da tradição da Páscoa germânica.

Gretchen Gehrmann conta que não era tradição da sua família o osterbaum, mas que 2015 leu sobre o costume na Alemanha e confeccionou suas duas primeiras árvores de Páscoa, sendo: uma para sua casa e uma para o espaço alemão no museu. A voluntária ainda ressalta que ficou feliz quando a equipe da APHC a convidou para decorar a instituição e mostrar ao público o costume germânico. “É importante fazer esse resgate e divulgar a cultura de nosso antepassados”.

Osterbaum

_MG_8646_compressed

Árvore pascal da cultura germânica

Como na Alemanha a Páscoa acontece durante o inverno a tradição é utilizar árvores com galhos secos e que pareçam não ter vida, por serem símbolo da renovação e com a chegada do verão irão florescer. O ovo é um sinal de renascimento e traz a vida as árvores secas, que é batizada de osterbaum.

Na Alemanha é um costume muito antigo decorar a árvore pascal, pois é muito representativa para os cristãos. Os galhos secos das árvores representam a morte de Jesus na cruz e que no tempo de tristeza é celebrada a vida, com a decoração feita com os ovos. Os ovos são sinal da ressureição e da vida nova de Cristo. Cada uma das cores dos enfeites do osterbaum tem uma simbologia diferente. O vermelho é devido ao sangue de Jesus, o verde é símbolo da esperança, o amarelo é a luz e o branco se refere a paz.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support