Carambeí 105 anos de imigração holandesa

 In Destaque

mapa brazil railway company colonia carambehyMapa Brazil Railway Company – Colônia Carambehy

Carambeí se tornou cidade, fruto principalmente dos fluxos migratórios que iniciaram em 1911, na fazenda Carambehy, região dos Campos Gerais, no Paraná. A Brazil Railway Company, empresa ferroviária estrangeira e dona das terras, desejava tornar o seu terreno produtivo, foi então, que a área recebeu 52 imigrantes vindos da Holanda. Estes, logo, começaram a criar animais, a plantar e a produzir laticínio, sua atividade de maior destaque e uma das heranças mais significativas da imigração batava.

holandes
Leendert de Geus tirando leite

A representatividade da presença holandesa na região e no estado do Paraná foi e é imensa, projetou nacionalmente a imagem simbólica da “holandesinha”, a representante do povo Batavo, estampada naquilo que referencia a sua identidade: o laticínio. Leite, queijo e manteiga da melhor qualidade, aos poucos ganhava o paladar do brasileiro  país afora. A velha colônia crescia e emergia junto com o avanço industrial, pioneiros do cooperativismo, do plantio direto e visionários das práticas sustentáveis no Brasil, estes imigrantes ajudaram a fortalecer a terra que escolheram para viver e amar.

Bodas de Prata Casal Leen Verschoor 002

Bodas de Prata Casal Leen Verschoor 

O número de imigrantes que hoje vem da Holanda para o Brasil diminuiu em relação ao passado, mas, de tempos em tempos, uma nova família continua a chegar e não somente provindas das terras dos Países Baixos, a imigração holandesa que hoje celebra seus 105 anos, abriu as portas para que outras etnias enxergassem na pequena colônia um refúgio de prosperidade. Alemães, portugueses, húngaros, poloneses, ucranianos, indonésios, italianos, surinamenses e mais recentemente um novo fluxo contemporâneo do século XXI: angolanos, sírios, paquistaneses, marroquinos, serra-leoninos, bengalis, franceses, entre tantas outras etnias que cooperam para que Carambeí se torne uma cidade plural e multicultural, uma verdadeira terra de imigrantes.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support