Parque nas Escolas
Parque Histórico de Carambeí desenvolve ações educativas com o intuito de aproximar escolas da instituição museal.
O Núcleo Educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), no dia 11 de maio, visitou a Escola Municipal Mariana Garcez, da cidade de Castro, com o projeto Parque nas Escolas e atendeu cerca de 150 alunos. O programa busca aproximar a escola do museu proporcionando aos estudantes o contato com fontes históricas, com peças do acervo da instituição museal e conhecer o ofício do historiador por meio de oficinas. Desde modo, intensifica o trabalho educacional do museu e mostra aos alunos que eles estão inseridos na história.
Lucas Kugler, coordenador do Núcleo Educativo APHC, explica o que a instituição museológica propõe com esta ação educativa. “Com o Parque nas Escolas nossa primeira intensão é aproximar o museu dos alunos e depois das escolas. Os estudantes vão perceber que o museu é um espaço democrático e o mesmo conteúdo trabalhado em sala de aula pode ser abordado na instituição museal, o que torna o aprendizado eficaz e dinâmico. O projeto, além da função educacional tem a função social, pois ao atender a comunidade dos Campos Gerais trabalhando com a sua história permite que os alunos reafirmem sua identidade como sujeito histórico”.
Janete Soares Machado professora de história e geografia, da Escola Mariana Garcez, conta que o projeto foi essencial para aprofundar o conhecimento dos estudantes. “A prática aplicada pelo educativo da APHC fundamentou a teoria passada em sala de aula. Os alunos vivenciaram o conteúdo o que proporcionou lhes um conhecimento diferenciado, eles passaram a se identificar com a história”.
“As escolas estão tomando a iniciativa, estão nos procurando e agendado as atividades educativas. Estamos construindo uma ponte com as escolas que está se tornado cada vez mais sólida”, anima-se Kugler ao ser questionado sobre o resultado e a continuidade do Parque nas Escolas.
“Em 2014, a convite de mães de alunos do Colégio Marista Pio XII de Ponta Grossa, o museu deu o ponta pé inicial do projeto Parque nas Escolas aplicando de forma espontânea a atividade, mesmo que o projeto tenha sido realizado sem um estudo prévio a ação foi extremamente positiva para a instituição. Hoje, com a implementação de um Núcleo Educativo a APHC pode avançar naquilo que a define como uma instituição museal, que é a base educativa. As duas ações possibilitam uma democratização ao acesso da instituição”, finaliza Felipe Pedroso, coordenador cultural e historiador do Parque.