Moinhos dos Trópicos

 In Destaque, Noticias

Parque Histórico de Carambeí realiza exposição que narra a presença holandesa no Brasil

moinho-dos-tropicos_compressed

A Casa Brasil Holanda que faz menção aos quatro séculos da presença holandesa em território brasileiro, localizada na Vila Histórica do Parque Histórico de Carambeí, recebe a exposição de longa duração Moinhos dos Trópicos – A Herança Holandesa no Brasil.

“A mostra retrata a presença holandesa desde a ocupação no nordeste brasileiro até os fluxos migratórios do século XX. Nela podem ser vistos os símbolos, os artefatos da cultura holandesa e as particularidades das regiões deste país por meio de trajes típicos folclóricos”, explica o historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso.

Entre os objetos da exposição um klomp (tamanco) trazido por imigrantes se destaca. O tamanco artesanal era confeccionado com uma madeira especial e protegia os pés dos holandeses devido ao frio e a umidade da Europa, também protegia de possíveis pisoteadas na hora da ordenha, demonstrando a herança da prática leiteira, um dos elementos difusores de sua cultura nos Campos Gerais do Paraná.

 

Serviço:

O Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 11h às 18h. O valor do ingresso para visitar o Parque é R$15. Crianças até 7 anos, estudantes, professores e doadores de sangue mediante apresentação de documento comprovatório pagam R$7,50. Crianças até 6 anos e pessoas acima de 60 anos não pagam entrada. Toda quarta-feira, exceto nos feriados e em dia de eventos, a entrada no Parque Histórico é gratuita. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail [email protected]

 

Recommended Posts

Leave a Comment

Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support