Museu recebe Coleção de Borboletas Adolpho Los

 In Destaque, Noticias

Acervo biológico, com mais de 80 anos, que pertenceu a filho de imigrantes holandeses é doado ao Parque Histórico de Carambeí.

Coleção de Borboletas Adolpho Los é doada para Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC). O acervo que possui mais de oito décadas é composto por 1.558 borboletas, 23 casulos, 304 besouros e demais insetos. As amostras estão divididas de acordo com a catalogação realizada pelo colecionador e serão expostas em 54 gavetas entomológicas.

A coleção será abrigada na Vila Histórica, uma das alas museais que compõe a instituição, na mesma casa onde ficou exposta no primeiro ano após inauguração do Parque Histórico de Carambeí.

“As borboletas ficaram no museu por um ano. Neste período o Adolpho estava acamado e não pode ver o espaço, mas ficou orgulhoso em ter seu acervo exposto para os visitantes do Parque. Toda vez que íamos ao museu para realizar a manutenção das peças, ele perguntava como estava e queria saber tudo sobre a coleção. Por isso, acredito que ele ficaria muito feliz em doar a coleção para a instituição”, conta a viúva do colecionador Alida Verschoor Los.

O presidente da APHC, Dick Carlos de Geus, afirma que uma coleção desta magnitude irá enriquecer o acervo do museu. “As amostras merecem um lugar de destaque dentro do museu e precisam ser expostas devido a riqueza da peças que compõe a coleção. Nós como instituição museal somos gratos a família pela doação, assumimos o compromisso de cuidar e preservar esse acervo”.

Mesa de trabalho

Andrea Los van Gastel comenta que a sua mãe fez certo ao doar o acervo de seu pai, pois o valor dele é inestimável para a família. “Vai muito além dos bens materiais, é de grande valor afetivo, pois foram muitas horas do trabalho do meu pai e muito amor dedicado para formar essa coleção”.

Uma história para ser contada

“Mesmo o Parque Histórico sendo caracterizado como um museu de história. Uma coleção biológica tão singular como esta, criada e mantida pelo senhor Adolpho Los faz todo o sentido no conjunto das exposições que abrimos ao público. Principalmente por narrar a história do colecionador que fez parte da primeira geração de filhos de imigrantes holandeses dos Campos Gerais, nascidos no Brasil, e pela coleção em si que mostra a encantadora diversidade de borboletas da região”, explana o coordenador cultural e historiador da APHC Felipe Pedroso.

O colecionador catalogava todas as amostras

Alida comenta que doar a coleção para o museu é uma forma de manter viva a história de seu esposo. “Meu pai, meu tio e a família de Adolpho saíram da Holanda e escolheram Carambeí para viver. Meu esposo e eu nascemos aqui, estudamos aqui, casamos e criamos nossos filhos aqui. Muitos dos meus filhos e netos moram em Carambeí. Nossa história está ligada a esta cidade, ligada ao museu e doar a coleção para a instituição é o modo que encontrei para manter viva a história do meu esposo, possibilitar aos nosso descendentes e tantas outras pessoas conhecer essa história”.

Dick finaliza dizendo que essa é uma das histórias que merecem estar no museu. “Desde crianças Adolpho tinha o hábito de caçar borboletas, o que era hobby tornou-se uma grande paixão e resultou nessa coleção. Esta é uma história que merece ser contada no Parque Histórico”.

Serviço:

A Coleção de Borboletas Adolpho Los abrirá para visitação do público no dia 9 de fevereiro. Poderá ser visitada de terça a domingo, das 11h às 18h, no horário de funcionamento do Parque Histórico de Carambeí. Mas informações sobre visitas e para agendar grupos entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support