Parque Histórico prepara Oficina de Máscaras para o Carnaval

 In Destaque, Noticias

O Carnaval no Parque tem programação para toda a família, o Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí está preparando uma atividade especial para receber os visitantes da instituição museal durante o feriadão. Entre os dias 25 e 28 fevereiro, a partir das 14h, acontecerá a Oficina de Máscaras gratuita para os visitantes do Parque neste período.

O calendário do museu, em dias festivos, conta com uma programação diferenciada pensada para o público de diferentes idades, para que pais e filhos possam aprender e se divertir juntos. Essas ações integram o programa do Núcleo Educativo da instituição que busca ilustrar a multiculturalidade e conscientizar a importância do patrimônio, da cultura local e a diversidade.

Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, vai preparar o local, onde acontecerá a Oficina de Máscaras, para que por meio da música e da decoração os visitantes, também, sintam-se inseridos nos diversos carnavais do Brasil e pretende mostrar que a festa vai além dos confetes e serpentinas, que o evento recebeu influencias culturais diferentes em cada região do país. “O Carnaval é de origem romana, é uma tradição popular ressignificada em cada região do Brasil e a essência festiva dialoga com o folclore local, com os imigrantes, tem raízes indígenas e africanas. O Carnaval do Norte tem o Bumba Meu Boi e é diferente da festa do Nordeste com o Frevo, os dois eventos se diferenciam da festividade que acontece na Região Sudeste. Já no Sul o Carnaval é recente, não tem tradição histórica e é uma reapropriação de festividades de outras regiões.”

A multiculturalidade do Carnaval brasileiro poderá ser expressada, pelos visitantes, na Oficina de Máscaras. “A proposta da equipe é que os participantes reproduzam elementos culturais, exercitem a sua criatividade e criem máscaras com base na história das diferentes festividades carnavalescas”, finaliza.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support