O Meu Museu é nova ação educativa do Parque Histórico

 In Destaque, Noticias

Escola Evangélica de Carambeí recebe projeto piloto realizado pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico.

Com intuito de promover um diálogo entre o museu e a comunidade o Núcleo Educativo da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) lança a ação educativa O Meu Museu. Atividade esta que integra o projeto Parque nas Escolas está acontecendo na Escola Evangélica de Carambeí.

Com o Parque nas Escolas a APHC pretende romper os muros do museu, buscando aproximar a comunidade para mostrar que a instituição museal é um espaço de guarda, preservação e difusão da memória. Com a ação educativa O Meu Museu, a instituição espera mudar a maneira com que os alunos enxergam o museu, para que estes sintam-se inseridos na instituição.

O historiador Lucas Kugler, responsável pelo Núcleo Educativo da associação, esclarece que para fazer com que a comunidade perceba que faz parte do museu é importante criar uma conexão entre o museu e a população do município. “Carambeí é composta por uma pluralidade de identidades, e uma boa maneira de trabalhar esta questão é o dialogar com a comunidade sobre o processo de produção da sua própria memória enquanto patrimônio para a cidade”.

Pensando na melhor maneira de criar um elo entre a comunidade e a instituição o Núcleo Educativo criou a ação educativa O Meu Museu para aplicar nas escolas, para alunos do Fundamental II. “A proposta do O Meu Museu é levar até o aluno uma breve aula expositiva sobre como funciona o processo de produção da história e de maneira ela é trabalhada no museu, para em seguida, enfatizar que todos os alunos também são sujeitos históricos e que podem ser representados pelo museu por meio de seus objetos pessoais”, explica Lucas Kugler.

A assessora pedagógica do Ensino Fundamental II da Escola Evangélica de Carambeí, Ana Luisa Klas Blanski, afirma que a ação educativa O meu Museu integra a proposta educacional da Escola Evangélica de Carambeí, que possui como foco principal o ensino por competências e habilidades complementando a aproximação das práticas de ensino com as situações da vida real do aluno. “O trabalho integrado da Escola Evangélica com o Parque Histórico, o qual também é um espaço educativo e de construção de conhecimento tornará possível alcançar os objetivos de uma aprendizagem mais significativa para nosso alunos”.

Lucas conta que a ação é realizada em três etapas e finalizará como uma exposição no Parque Histórico. “Inicialmente fizemos uma aula expositiva com introdução à historiografia, sujeitos históricos e patrimônios pessoais. No segundo encontro trabalharemos com as fontes, ensinaremos como catalogar os patrimônios pessoais que os alunos levarão e faremos uma breve introdução à expografia de um museu. A ação encerra com a montagem da exposição no museu, feita pelos próprios estudantes e com seu objetos no dia 15 de maio”.

A exposição, também, integrará o calendário da programação cultural do Parque Histórico para a 15ª Semana Nacional de Museu que tem como tema Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museu, que acontecerá entre os dias 15 e 21 de maio. A mostra permanecerá na Casa da Memória, do Parque Histórico, por um mês e será aberta ao público no horário de funcionamento da instituição, de terça a domingo, das 11h às 18h, com entrada gratuita.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support