PARQUE HISTÓRICO LANÇA EXPOSIÇÃO VIRTUAL

 em Destaque, Noticias

Atividade aplicada pelo Núcleo Educativo estreita o diálogo entre museu e escola

Ação educativa Meu Museu realizada pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, aplicada na Escola Evangélica de Carambeí com a finalidade de propor um diálogo entre a instituição e a comunidade resulta em exposição virtual que apresenta os alunos como sujeitos históricos e suas respectivas histórias por meio de objetos pessoais.

A exposição virtual Meu Museu está hospedada no site do Parque e mostra o processo de criação da ação educativa e a execução de cada fase do projeto. “Esse sou eu, este é o meu objeto e essa é a minha história” é o modo que o Núcleo Educativo optou para narrar essas histórias no site junto com a identificação pessoal por fotografia, ao lado do objetos escolhidos pelos alunos e assim contar suas histórias pessoais.

O Parque Histórico acompanha uma demanda crescente dos museus mundo a fora que utilizam ferramentas digitais num diálogo mais estreito com o seu público. “A internet é uma importante ferramenta que auxilia na democratização do acesso aproximando o museu do seu púbico.  Os meios digitais colaboram na forma com que o museu se comunica com os jovens”, explica Felipe Pedrosos, coordenador cultural e historiador do Parque Histórico.

Ação Educativa

Está é uma iniciativa colaborativa que dá vozes a estes sujeitos.A atividade foi realizada com a turma do 6º ano, da Escola Evangélica de Carambeí, e aconteceu em três etapas. Na primeira fase os alunos tiveram uma aula teórica sobre história, museu, sujeitos históricos e patrimônios coletivos e pessoais. No segundo encontro a turma levou alguns pertences, com representação afetiva para cada um, os alunos foram divididos em equipes e auxiliaram na organização e catalogação das peças. O terceiro e último passo da ação educativa foi a montagem de um exposição na Casa da Memória, do Parque Histórico, com os objetos dos estudantes. A mostra Meu Museu abrirá ao público de 17 de maio a 16 de julho, em horário de funcionamento da instituição de terça a domingo, das 11h às 18h, com entrada gratuita.

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt