Parque Histórico resgata história de Carambeí por meio da fotografia

 em Destaque, Noticias

O acervo iconográfico da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) tem cerca de 6 mil fotos. O Núcleo de Patrimônio e História da instituição pretende ampliar a coleção e solicita a comunidade que traga até o museu fotos antigas tiradas em Carambeí até os anos 1950.

As fotografias serão copiadas para o arquivo digital da instituição e devolvidas aos proprietários, que cederão os direitos de uso da imagem para pesquisa e divulgação. Posteriormente o acervo iconográfico será disponibilizado para pesquisadores no Centro de Documentação, Pesquisa e Memória APHC.

Foto acervo APHC: Antigo estábulo da família de Geus e atual Casa da Memória

O historiador e coordenador cultural da APHC, Felipe Pedroso, salienta que é importante para o museu ter um grande acervo iconográfico, pois por meio das imagens é possível traçar histórias de Carambeí. “A fotografia é uma importantíssima fonte histórica utilizada como instrumento na reconstituição do passado. Para as instituições que trabalham memória como o Parque Histórico, realizar a coleta de fotos junto a comunidade traz dois pontos essenciais: o primeiro é aproximar as pessoas do museu, o segundo é possibilitar novas narrativas, ou seja, tornar plural a história contada pela instituição”.

As pessoas que tiverem em suas casas álbuns com fotos tiradas em Carambeí até os anos de 1950, e queiram compartilhar o seu acervo com o museu, deverão vir até o Parque Histórico de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 42 3231-5063.

Foto acervo APHC: Festividade na Colônia Carambehy

Postagens Recomendadas
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt