Parque Histórico resgata história de Carambeí por meio da fotografia

 In Destaque, Noticias

O acervo iconográfico da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) tem cerca de 6 mil fotos. O Núcleo de Patrimônio e História da instituição pretende ampliar a coleção e solicita a comunidade que traga até o museu fotos antigas tiradas em Carambeí até os anos 1950.

As fotografias serão copiadas para o arquivo digital da instituição e devolvidas aos proprietários, que cederão os direitos de uso da imagem para pesquisa e divulgação. Posteriormente o acervo iconográfico será disponibilizado para pesquisadores no Centro de Documentação, Pesquisa e Memória APHC.

Foto acervo APHC: Antigo estábulo da família de Geus e atual Casa da Memória

O historiador e coordenador cultural da APHC, Felipe Pedroso, salienta que é importante para o museu ter um grande acervo iconográfico, pois por meio das imagens é possível traçar histórias de Carambeí. “A fotografia é uma importantíssima fonte histórica utilizada como instrumento na reconstituição do passado. Para as instituições que trabalham memória como o Parque Histórico, realizar a coleta de fotos junto a comunidade traz dois pontos essenciais: o primeiro é aproximar as pessoas do museu, o segundo é possibilitar novas narrativas, ou seja, tornar plural a história contada pela instituição”.

As pessoas que tiverem em suas casas álbuns com fotos tiradas em Carambeí até os anos de 1950, e queiram compartilhar o seu acervo com o museu, deverão vir até o Parque Histórico de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 42 3231-5063.

Foto acervo APHC: Festividade na Colônia Carambehy

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support