Cultura Alimentar do Parque Histórico é representada em encontro internacional

 In Destaque, Noticias

Felipe Pedroso apresenta pesquisa realizada dentro do museu em Simpósio Internacional de Patrimônio Alimentar

O historiador, coordenador cultural da Associação Parque Histórico de Carambeí e pesquisador da história da alimentação, Felipe Pedroso, participou de um evento multidisciplinar sobre história, patrimônio e cultura da alimentação realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em parceria com o Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da instituição, o Curso de Nutrição da PUCPR, a Universidade de Coimbra e o Patrimônio Alimentar da Lusofonia (DIAITA). O II Simpósio Internacional de Patrimônio Alimentar e Cultura Alimentar Luso Brasileira: os desafios e as delícias dos múltiplos saberes culinários aconteceu em Curitiba, na PUCPR.

Felipe Pedroso apresentou uma de suas pesquisas que está em andamento sobre as práticas alimentares do imigrante holandês em Carambeí e como isso está representado no Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil. “Na pesquisa destaquei as práticas alimentares em duas vertentes. A primeira fase é na Holanda, no século XVI, onde há o surgimento de muitas das tradições do povo neerlandês. O segundo momento retratei como essas tradições foram adaptadas no Brasil com a chegada dos imigrantes, abordando a produção, distribuição e consumo alimentar na antiga colônia. O exemplo principal, citado, é a cultura láctea e os hábitos alimentares muito característicos como o uso de especiarias e dos sabores do campo”, destaca o historiador.

Ter o trabalho realizado dentro do Parque Histórico quando é apresentado em eventos na dimensão deste Simpósio firma a instituição como um espaço de pesquisa. “Uma das bases conceituais do museu é a pesquisa e as instituições museais devem se comprometer com esse segmento nas suas ações cotidianas. Esta é uma forma de discutir questões teóricas, metodológicas e técnicas do universo museal dentro do ambiente acadêmico, levando o nome da instituição para uma outra esfera. Inserir a alimentação e a história da alimentação no discurso do museu, diz muito sobre o nosso papel contemporâneo e social, sinalizando que o Parque Histórico é aberto a novas abordagens de sua história aqui contada, tornando a narrativa mais plural e diversificada”, finaliza Felipe Pedroso.

Recommended Posts
Contate-nos

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support